Diagnóstico da manutenção preventiva das instalações prediais de água fria do CEFET-PB, unidade João Pessoa

Claudiana Maria da Silva Leal

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Ana Paula da Silva Batista

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Dayelly Gonçalves Fusari

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Wilton Wilney Nascimento Padilha

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

A manutenção preventiva das instalações hidráulicas prediais de água fria contribui para o uso correto dos recursos naturais, especificamente da água, como também favorece a continuidade de funcionamento. Este artigo apresenta o diagnóstico das condições de manutenção preventiva nas Instalações Prediais de Água Fria do CEFET-PB, Unidade João Pessoa. O estudo seguiu o método de abordagem indutiva, estatístico-descritivo, e utilizou a técnica da documentação direta do tipo pesquisa de campo. Elaborou-se um “Check-List”, utilizado para identificar “in loco” todos os pontos de água das áreas molhadas, identificando os defeitos mais freqüentes. Verificaram-se as formas de intervenção na manutenção preventiva pela instituição. Os resultados das entrevistas evidenciaram que no tocante ao gerenciamento da manutenção, houve 80% para o atendimento às emergências; o pavimento térreo apresenta mais defeitos (66,67%) e como área molhada, os banheiros (66,67%); a limpeza das caixas de águas é realizada semestralmente (60%); inexistem profissionais qualificados para atuar no que concerne à execução da manutenção. Ao “Check-List” constataram-se 552 pontos de água, sendo 30,80% com defeito e 69,20% sem defeito. Concluiu-se que a manutenção preventiva é inexistente na Instituição, sendo necessário de início aplicar a manutenção corretiva de urgência, para então planejar a implantação da manutenção preventiva dessas instalações.

Palavras-chave


água fria; instalações hidráulicas; manutenção preventiva; recursos naturais


Texto completo:

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-5626: Instalações prediais de água fria.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-12217: Reservatório.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-5674: Manutenção de Edifícios.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-5462: Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva.

ALMEIDA, Carlos de S.; VIDAL, Mario C. R. Gestão da Manutenção Predial: ed. Rio de Janeiro: GESTALENT Consultoria e Treinamento Ltda., 2001. 25-26 p.

JOHN, V. M. Princípios de um sistema de manutenção. In: SEMINÁRIO SOBRE MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS: escolas, postos de saúde, prefeitura e prédios públicos em geral, 1989, Porto Alegre. Anais…Porto Alegre: UFRGS, 1989. p.126-138.

KARMAN, Jarbas. Manual de manutenção hospitalar. São Paulo: Pini, 1994.

LAKATOS. E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 3ed. São Paulo: Atlas, 1995.270p.

MEIRA, Alexsandra R. APO e manutenção predial, disciplina do curso superior em Gerência de Obras de Edificações. Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba. 2003. Apostila

MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA N.º 518. 25 de março de 2004.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p47-56

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1857

Total de downloads do artigo: 1927