Diagnóstico da manutenção preventiva das instalações prediais de água fria do CEFET-PB, unidade João Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p47-56Palavras-chave:
água fria, instalações hidráulicas, manutenção preventiva, recursos naturaisResumo
A manutenção preventiva das instalações hidráulicas prediais de água fria contribui para o uso correto dos recursos naturais, especificamente da água, como também favorece a continuidade de funcionamento. Este artigo apresenta o diagnóstico das condições de manutenção preventiva nas Instalações Prediais de Água Fria do CEFET-PB, Unidade João Pessoa. O estudo seguiu o método de abordagem indutiva, estatístico-descritivo, e utilizou a técnica da documentação direta do tipo pesquisa de campo. Elaborou-se um “Check-List”, utilizado para identificar “in loco” todos os pontos de água das áreas molhadas, identificando os defeitos mais freqüentes. Verificaram-se as formas de intervenção na manutenção preventiva pela instituição. Os resultados das entrevistas evidenciaram que no tocante ao gerenciamento da manutenção, houve 80% para o atendimento às emergências; o pavimento térreo apresenta mais defeitos (66,67%) e como área molhada, os banheiros (66,67%); a limpeza das caixas de águas é realizada semestralmente (60%); inexistem profissionais qualificados para atuar no que concerne à execução da manutenção. Ao “Check-List” constataram-se 552 pontos de água, sendo 30,80% com defeito e 69,20% sem defeito. Concluiu-se que a manutenção preventiva é inexistente na Instituição, sendo necessário de início aplicar a manutenção corretiva de urgência, para então planejar a implantação da manutenção preventiva dessas instalações.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-5626: Instalações prediais de água fria.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-12217: Reservatório.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-5674: Manutenção de Edifícios.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-5462: Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva.
ALMEIDA, Carlos de S.; VIDAL, Mario C. R. Gestão da Manutenção Predial: ed. Rio de Janeiro: GESTALENT Consultoria e Treinamento Ltda., 2001. 25-26 p.
JOHN, V. M. Princípios de um sistema de manutenção. In: SEMINÁRIO SOBRE MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS: escolas, postos de saúde, prefeitura e prédios públicos em geral, 1989, Porto Alegre. Anais…Porto Alegre: UFRGS, 1989. p.126-138.
KARMAN, Jarbas. Manual de manutenção hospitalar. São Paulo: Pini, 1994.
LAKATOS. E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 3ed. São Paulo: Atlas, 1995.270p.
MEIRA, Alexsandra R. APO e manutenção predial, disciplina do curso superior em Gerência de Obras de Edificações. Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba. 2003. Apostila
MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA N.º 518. 25 de março de 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.