Estágio docente no curso de administração: uma análise da atividade do discente-professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n47p24-36

Palavras-chave:

Estágio docente, Ergologia, Formação de professores

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender o processo de formação de professores universitários por meio do estágio docente no curso de Doutorado em Administração de uma universidade pública brasileira. A pesquisa foi fundamentada no aporte teórico-analítico da ergologia e na análise da atividade de trabalho dos discentes professores atuantes no 1º semestre letivo de 2018 para compreender como eles imprimem, em suas ações, os seus valores, as suas escolhas e crenças perante um conjunto de normas instituídas e um contexto organizacional instaurado. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que os participantes percebem a relevância do papel do professor e das relações interpessoais nesse contexto, dando importância a suas relações com os alunos e demandando uma maior interação com o professor tutor e com a coordenação do programa, de forma a cooperar com o processo de formação docente. Os discentes participantes utilizam os seus saberes e refletem sobre a dinâmica do aprender a ensinar; apesar de preocupados com as normas antecedentes, eles não hesitam em alterar a forma de trabalhar para melhor ajustarem a metodologia e os conteúdos aos alunos e a suas singularidades.

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Publicado

2019-12-26

Como Citar

ARAUJO, P. M. C. de; BIANCO, M. de F.; VALADÃO, K. T.; ANCHIETA, R. B. de. Estágio docente no curso de administração: uma análise da atividade do discente-professor. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 47, p. 24–36, 2019. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n47p24-36. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/2621. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Educação

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