Estágio docente no curso de administração: uma análise da atividade do discente-professor

Paula Mara Costa de Araujo

ORCID iD Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Brasil

Monica de Fátima Bianco

ORCID iD Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Brasil

Kleyton Teixeira Valadão

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Brasil

Rebeca Boreli de Anchieta

ORCID iD Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Brasil

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender o processo de formação de professores universitários por meio do estágio docente no curso de Doutorado em Administração de uma universidade pública brasileira. A pesquisa foi fundamentada no aporte teórico-analítico da ergologia e na análise da atividade de trabalho dos discentes professores atuantes no 1º semestre letivo de 2018 para compreender como eles imprimem, em suas ações, os seus valores, as suas escolhas e crenças perante um conjunto de normas instituídas e um contexto organizacional instaurado. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que os participantes percebem a relevância do papel do professor e das relações interpessoais nesse contexto, dando importância a suas relações com os alunos e demandando uma maior interação com o professor tutor e com a coordenação do programa, de forma a cooperar com o processo de formação docente. Os discentes participantes utilizam os seus saberes e refletem sobre a dinâmica do aprender a ensinar; apesar de preocupados com as normas antecedentes, eles não hesitam em alterar a forma de trabalhar para melhor ajustarem a metodologia e os conteúdos aos alunos e a suas singularidades.

Palavras-chave


Estágio docente; Ergologia; Formação de professores


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n47p24-36

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