Potencialidades das imagens de satélites para avaliação municipal: o caso de Piancó-PB

Rafael Barbosa Damasceno

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Ridelson Farias de Sousa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A pesquisa utilizou técnicas de geoprocessamento para demonstrar a possibilidade de se trabalhar em diferentes áreas do conhecimento, utilizando imagens orbitais gratuitas e de fácil acesso do município de Piancó-PB. O estudo tomou como base dados de sensores orbitais (imagens dos sensores CCD e HRC do CBERS-2B, como também imagens SRTM), técnicas de tratamento digital de imagens e trabalhos de campo auxiliados por receptores de GPS. Valendo-se destes dados e de técnicas do software SPRING (georreferenciamento, composições RGB, mosaico, fusão e classificação de imagens), apoiadas por uma descrição detalhada em campo, o trabalho possibilitou a geração de informações que são de grande valia para o planejamento econômico e o desenvolvimento sustentável da área municipal de Piancó-PB. Os resultados demonstraram que as imagens gratuitas garantem resultados satisfatórios em determinadas áreas de estudo, tais como: relevo, através da geração de mapas de declividade; ambientais, no estudo de degradação das vegetações existentes no município; transporte público municipal, com a digitalização das estradas; e recursos hídricos, com a identificação dos rios e açudes.

Palavras-chave


imagem de satélite; CBERS -2B; TDI; sensoriamento remoto; Piancó-PB


Texto completo:

Referências


CARVALHO, A. A. Fundamentação Teórica para Processamento Digital de Imagens. Lavras - MG, dezembro, 2003.

CPRM. Serviço Geológico do Brasil. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Piancó, estado da Paraíba/ Organizado por MASCARENHAS, J. C.; BELTRÃO, B. A.; SOUZA JUNIOR, L. C.; MORAIS, F.; MENDES, V. A.; MIRANDA J. L. F. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005. 11 p. + anexos.

FIGUEIREDO, D. Conceitos Básicos de Sensoriamento Remoto. Setembro, 2005.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso em:

jun. 2010.

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em http://www.cbers.inpe.br/?content=aplicacoes Acesso em 20 de novembro de 2010.

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em http://www.cbers.inpe.br/?content=aplicacoes Acesso em 20 de novembro de 2010.

MAIA, F. O. A. Uso do Sensoriamento Remoto como recurso didático para estudos do espaço geográfico. Ed. Belo Horizonte - MG, 2009.

MARQUES FILHO, Ogê; VIEIRA NETO, Hugo. Processamento Digital de Imagens. Rio de Janeiro: Brasport, 1999.

MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA BRASILEIRO. Disponível em http://www.inpe.br/. Acesso em 20 de novembro de 2010.

NASA, National Aeronautics and Space Administration. Disponível em www.nasa.gov. Acesso em 15 de novembro de 2010.

PINTO, D. F. A utilização do sensoriamento remoto e do geoprocessamento como ferramentas aplicadas às ciências da terra e do mar. ed: Santa Catarina, 2001.

SILVA, L. G. & MARTINS, A. K. E. Identificação da composição colorida de imagem CBERS-2 na dinâmica de ocupação territorial em sub-bacia hidrográfica. Ed: Florianópolis – SC, 21-26 abril 2007, INPE, p. 1141-1145.

SOMMER, J. A. P. Aplicação de sensoriamento remoto orbital no mapeamento de unidades vulcano-sedimentares no platô da ramada. Vila Nova do Sul, RS. Ed. Porto Alegre, RS. 2005.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n19p58-71

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1842

Total de downloads do artigo: 656