- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Análise espacial do ensino profissional e tecnológico no âmbito do IFPB
Resumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) é uma instituição especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica, e deve obedecer ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, garantindo a concordância com as normas dos projetos pedagógicos de cursos técnicos e superiores. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise espacial por câmpus desse Instituto em relação à oferta de ensino, às pesquisas desenvolvidas e às atividades de extensão. Utilizando dados do ano de 2014 referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão no IFPB e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) - software ArcGis 9.3, tem-se uma visão espacializada das informações na forma de mapas temáticos. Os resultados auxiliarão de forma considerável o aperfeiçoamento da gestão no sentido de tornar mais eficiente a análise referente a ensino, pesquisa e extensão, estabelecendo uma nova realidade na obtenção de informações e contribuindo com a consolidação de uma educação pública de qualidade.
Palavras-chave
Educação profissional; Análise espacial; Sistema de Informação Geográfica; Mapas temáticos
Texto completo:
Visitas a este artigo: 3059
Total de downloads do artigo: 1700