Análise espacial do ensino profissional e tecnológico no âmbito do IFPB

Autores

  • Bianca Almeida de Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Ridelson Farias de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Ermano Cavalcante Falcão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0002-4116-4728

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p65-79

Palavras-chave:

Educação profissional, Análise espacial, Sistema de Informação Geográfica, Mapas temáticos

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) é uma instituição especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica, e deve obedecer ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, garantindo a concordância com as normas dos projetos pedagógicos de cursos técnicos e superiores. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise espacial por câmpus desse Instituto em relação à oferta de ensino, às pesquisas desenvolvidas e às atividades de extensão. Utilizando dados do ano de 2014 referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão no IFPB e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) - software ArcGis 9.3, tem-se uma visão espacializada das informações na forma de mapas temáticos. Os resultados auxiliarão de forma considerável o aperfeiçoamento da gestão no sentido de tornar mais eficiente a análise referente a ensino, pesquisa e extensão, estabelecendo uma nova realidade na obtenção de informações e contribuindo com a consolidação de uma educação pública de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-04

Edição

Seção

Educação