Avaliação dos atos de depredação e suas motivações no IFPB – Campus João Pessoa. Muito além de uma questão educacional

Autores

  • Raissa de Melo Vieira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Leiliane S. de Morais Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Joyce Alves da S. Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Clauber Lucian da Silva Maia Universidade Federal da Paraíba (UFPB) http://orcid.org/0000-0002-1382-5584
  • Arilde Franco Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0002-9386-5665

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p11-20

Palavras-chave:

depredação, pichações, poluição visual, conscientização educacional

Resumo

Rabiscos nas carteiras escolares e nas paredes das salas de aula, entre tantos outros atos de depredação, são situações [até] corriqueiras, que representam um grande problema de conscientização educacional. Muitas dessas descrições [pichações] estão associadas ao imaginário pejorativo, denotando enorme poluição
visual. No sentido de verificar a amplitude dessa problemática, realizou-se uma pesquisa no espaço escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa, no tocante a atos de depredação e falta de consciência ambiental, envolvendo alunos, com apoio dos servidores, especialmente aqueles que executam os serviços de limpeza e manutenção do patrimônio da Instituição. Nessa pesquisa também se desenvolveram algumas atividades educativas, como palestra, oficina de grafitagem e cartazes de conscientização. Esses resultados foram comparados com a situação escolar numa escola da rede pública municipal. Os resultados revelaram falta de consciência com aquilo que é público, bem como falta do senso de qualidade de vida, através do bom aspecto visual no ambiente escolar.

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Referências

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Publicado

2012-11-14

Como Citar

VIEIRA, R. de M.; MORAIS, L. S. de; BARBOSA, J. A. da S.; MAIA, C. L. da S.; ALVES, A. F. Avaliação dos atos de depredação e suas motivações no IFPB – Campus João Pessoa. Muito além de uma questão educacional. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 11–20, 2012. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n21p11-20. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/132. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Educação