Avaliação dos atos de depredação e suas motivações no IFPB – Campus João Pessoa. Muito além de uma questão educacional

Raissa de Melo Vieira

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Leiliane S. de Morais

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Joyce Alves da S. Barbosa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Clauber Lucian da Silva Maia

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Arilde Franco Alves

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Resumo

Rabiscos nas carteiras escolares e nas paredes das salas de aula, entre tantos outros atos de depredação, são situações [até] corriqueiras, que representam um grande problema de conscientização educacional. Muitas dessas descrições [pichações] estão associadas ao imaginário pejorativo, denotando enorme poluição
visual. No sentido de verificar a amplitude dessa problemática, realizou-se uma pesquisa no espaço escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa, no tocante a atos de depredação e falta de consciência ambiental, envolvendo alunos, com apoio dos servidores, especialmente aqueles que executam os serviços de limpeza e manutenção do patrimônio da Instituição. Nessa pesquisa também se desenvolveram algumas atividades educativas, como palestra, oficina de grafitagem e cartazes de conscientização. Esses resultados foram comparados com a situação escolar numa escola da rede pública municipal. Os resultados revelaram falta de consciência com aquilo que é público, bem como falta do senso de qualidade de vida, através do bom aspecto visual no ambiente escolar.

Palavras-chave


depredação; pichações; poluição visual; conscientização educacional


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p11-20

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