Avaliação dos atos de depredação e suas motivações no IFPB – Campus João Pessoa. Muito além de uma questão educacional
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p11-20Palavras-chave:
depredação, pichações, poluição visual, conscientização educacionalResumo
Rabiscos nas carteiras escolares e nas paredes das salas de aula, entre tantos outros atos de depredação, são situações [até] corriqueiras, que representam um grande problema de conscientização educacional. Muitas dessas descrições [pichações] estão associadas ao imaginário pejorativo, denotando enorme poluição
visual. No sentido de verificar a amplitude dessa problemática, realizou-se uma pesquisa no espaço escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa, no tocante a atos de depredação e falta de consciência ambiental, envolvendo alunos, com apoio dos servidores, especialmente aqueles que executam os serviços de limpeza e manutenção do patrimônio da Instituição. Nessa pesquisa também se desenvolveram algumas atividades educativas, como palestra, oficina de grafitagem e cartazes de conscientização. Esses resultados foram comparados com a situação escolar numa escola da rede pública municipal. Os resultados revelaram falta de consciência com aquilo que é público, bem como falta do senso de qualidade de vida, através do bom aspecto visual no ambiente escolar.
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