Teoria do capital humano, educação, desenvolvimento econômico e suas implicações na formação de professores

Antonio Cabral Neto

ORCID iD Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Claudia Luciene de Melo Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Lamara Fabia Lucena silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A discussão proposta neste artigo parte do pressuposto de que a forma de estruturação das políticas apresentadas pelo Estado, dentro de seu papel social, está relacionada diretamente a uma ideologia econômica que perpassa todos os níveis e se justifica numa lógica de acumulação capitalista e desenvolvimento econômico. Pretende-se, também, apresentar uma análise sobre como a ideologia, num contexto histórico dominante do empoderamento das forças e produtos, relaciona a educação à economia, vinculando uma aos objetivos da outra. Para alcançar o pressuposto, este artigo está estruturado em duas partes. Na primeira, será apresentada a teoria do capital humano em suas concepções gerais e, a segunda, dispõe de uma contextualização sobre como a Teoria do Capital Humano (TCH), dentro de uma ideologia neoliberal, traz implicações para a política de formação dos profissionais da educação através de diversos mecanismos.

Palavras-chave


Educação; Formação Docente; Desenvolvimento; Capital Humano


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n32p35-42

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