Boas Práticas para Dados na WEB: Desafios e Benefícios

Bernadette Farias Lóscio

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Centro de Informática Brasil

Caroline Burle dos Santos Guimarães

Centro de Estudos sobre Tecnologias Web - Ceweb.br do NIC.br Brasil

Newton Calegari

Centro de Estudos sobre Tecnologias Web - Ceweb.br do NIC.br

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compartilhar pesquisas empíricas sobre a publicação e utilização de dados na Web. A partir dos casos de uso compilados pelo Grupo de Trabalho do W3C Boas Práticas de Dados Web, do inglês W3C Data on the Web Best Practices (DWBP), o qual compilou cenários de como os dados normalmente são publicados na Web e como são usados. Esses casos de uso foram a base para estabelecer os principais desafios enfrentados pelos publicadores e consumidores de dados. A partir os desafios estabelecidos, um conjunto de requisitos foi definido e ambos orientaram o desenvolvimento das boas práticas para publicação de dados na Web. O documento com as boas práticas também descreve a ligação entre os conceitos de dados na Web, Dados Abertos e Dados Conectados, assim como a importância de fornecer informações sobre os conjuntos de dados e distribuições que também podem contribuir para a confiabilidade e reutilização, considerando que os publicadores e os consumidores de dados podem não se conhecer. Por fim, este artigo analisa os benefícios engajar os publicadores na utilização das boas práticas, bem como para melhorar a forma como os dados são disponibilizados na Web.

Palavras-chave


dados; dados na Web; publicação de dados; boas práticas; consumo de dados


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n32p9-18

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 373