As personagens femininas nos contos de fadas: uma perspectiva edípica

Cristina Rothier Duarte

IFPB

Kleiton Terdis Firmino Rodrigues

IFPB

Patrícia Lins Gomes de Medeiros Mota

IFPB

Alessandra Gomes Coutinho Ferreira

IFPB

Resumo

A presente pesquisa trata de uma proposta de análise de personagens femininas protagonistas em dois contos de fadas, segundo uma perspectiva edípica. Como metodologia, empregou-se pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo-interpretativo. A investigação revelou que, a partir da leitura dos contos de fadas, a resolução dos conflitos enfrentados pelas meninas em razão do Complexo de Édipo é facilitada. Desse modo, essas narrativas se apresentam como importante instrumento que pode ser empregado, para que a passagem da menina pela fase edípica seja funcional, aproximando o seu desfecho da normalidade, o que significa maior possibilidade de um desenvolvimento sem desencadeamento de distúrbios psicanalíticos que poderiam se refletir em sua vida adulta.

Palavras-chave


literatura, contos de fadas, psicanálise


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p111-120

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1454

Total de downloads do artigo: 750