COMPARAÇÃO DA TAXA DE VACINAÇÃO EM CÃES E GATOS EM CLÍNICAS VETERINÁRIAS DE SOUSA-PB

Rony Deivid Soares Santos

IFPB - Instituto Federal da Paraíba - Campus Sousa Brasil

Discente de Medicina Veterinária

Suzana Pedrosa dos Anjos

IFPB - Instituto Federal da Paraíba - Campus Sousa Brasil

Discente de Medicina Veterinária

Vinícius Longo Ribeiro Vilela

IFPB - Instituto Federal da Paraíba - Campus Sousa Brasil

Docente de Medicina Veterinária

Thais Ferreira Feitosa

IFPB - Instituto Federal da Paraíba - Campus Sousa

Docente de Medicina Veterinária

Resumo

INTRODUÇÃO: No Brasil, uma grande parcela da população possui cães e/ou gatos em suas residências. A vacinação em animais de companhia são práticas preventivas e de controle muito importantes contra diversas doenças infecciosas existentes. As vacinas, formas de imunização ativas, contém antígenos para inoculação basicamente de maneira inativada, vivo-atenuado e modificado. As doenças infecciosas mais comuns em felinos domésticos que podem ser prevenidas pelo protocolo vacinal correto são a panleucopenia viral felina, herpes vírus felino tipo 1, calicivírus felino, FelV (leucemia viral felina), Chlamydia, e a Raiva. Já nos cães, os patógenos mais comuns que podem ser prevenidos pela vacinação são o vírus da cinomose canina, parvovírus canino tipo 2, adenovírus canino, complexo respiratório infeccioso canino, Leptospirose, Leishmaniose visceral canina e Raiva. Diante da importância da prevenção dessas doenças, e da descrença e disseminação de notícias falsas sobre as vacinas, faz-se necessário estudos que forneçam dados sobre a realização da vacinação em cães e gatos. OBJETIVOS: Realizar a comparação do número de cães e gatos vacinados em clínicas veterinárias na cidade de Sousa, Paraíba. METODOLOGIA: A pesquisa foi realizada em duas clínicas veterinárias privadas na cidade de Sousa-PB. Foram produzidas fichas de identificação para as espécies, nestas, coletou-se dados informacionais (nome, raça e idade do animal) durante a observação da vacinação. A coleta foi realizada todos os dias úteis da semana e no sábado, por um período de dois meses.  Os resultados obtidos foram tabulados no Excel, sendo realizada a análise descritiva dos dados. RESULTADOS: Observou-se que 47 cães e 8 gatos foram vacinados no período de dois meses nos estabelecimentos estudados, portanto a taxa de vacinação de cães foi 5,8 vezes superior à de gatos. As principais raças de cães submetidas a vacinação foram: Poodle (13), Sem raça definida (SRD) (12), Husky Siberiano (5), Pinscher (4), Shih Tzu (4), Pitbull (3), Pastor Alemão (1), Hottweiler (1), Labrador (1), Dachshund (1), Blue Heeler (1) e Sptiz (1); quanto à idade, observou-se cães de 1 mês a 11 meses (30), 1 a 5 anos (16), 5 a 10 anos (0) e 10 a 20 anos (1). Já nos gatos, todos os observados eram SRD; quanto à idade, foram observados gatos de 1 mês a 11 meses (3) e 1 a 5 anos (5).  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a quantidade de cães vacinados é superior à de gatos, a vacinação é mais comum em animais jovens e ainda existe a necessidade de conscientizar a população sobre a importância de vacinar os animais, principalmente os felinos domésticos, para que os mesmos estejam protegidos contra as doenças infecciosas preveníveis. Palavras-chave: Registro. Índice. Vacinas. Animais de companhia. 

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i2.5107

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 549

Total de downloads do artigo: 391