AVALIAÇÃO DE REAÇÕES ADVERSAS ASSOCIADAS À VACINAÇÃO EM CÃES NA CIDADE DE SOUSA-PB

Suzana Pedrosa dos Anjos

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Brasil

Discente de Medicina Veterinária

Rony Deivid Soares Santos

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Brasil

Discente de Medicina Veterinária

Roberta Azevedo Beltrão

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Brasil

Discente de Medicina Veterinária

Vinicius Longo Ribeiro Vilela

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Brasil

Docente de Medicina Veterinária

Thais Ferreira Feitosa

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Brasil

Docente de Medicina Veterinária

Resumo

INTRODUÇÃO: A vacinação é uma das principais ferramentas utilizadas no controle e profilaxia de inúmeras doenças infectocontagiosas capazes de acometer os animais domésticos. Apesar dos vários benefícios creditados a administração de um protocolo vacinal adequado aos animais domésticos, é válido mencionar que pode ocorrer alguma resposta indesejada durante ou após a aplicação de uma vacina, as chamadas reações adversas. OBJETIVOS: Este trabalho objetivou estudar a ocorrência de eventos adversos associados à imunização em cães vacinados em clínicas veterinárias na região do alto sertão paraibano. METODOLOGIA: Para isso, foi realizado o acompanhamento da vacinação de 47 cães através de plantões, durante dois meses, em duas clínicas veterinárias na cidade de Sousa, Paraíba. Durante a vacinação, foi observado o nome da vacina aplicada, assim como o registro da aplicação de mais de uma vacina no mesmo dia. Depois da vacinação, foi realizado o contato telefônico com os tutores no intervalo de dois dias, sete dias e trinta dias após a administração vacinal, no intuito de obter conhecimento quanto à ocorrência de algum efeito adverso. Após a coleta dos dados, as informações foram tabuladas em planilha do Excel e foi utilizado a análise estatística descritiva. RESULTADOS: Dos 47 cães vacinados, 57,4% (27/47) apresentaram algum tipo de reação adversa, observou-se também que 70,8% (17/27) dos animais apresentaram mais de um sintoma relacionado à aplicação da vacina. As principais reações relatadas foram: apatia 55,5% (15/27), febre 33,3% (9/27), dor no local da aplicação 29,6% (8/27), edema no local da aplicação 25,9% (7/27), falta de apetite 14,8% (4/27), nódulo no local da aplicação 11,1% (3/27), claudicação 7,4% (2/27), espirros 7,4% (2/27) e diarreia 3,7% (1/27). Em relação ao número de vacinas aplicadas no mesmo dia, foi observado que 40 cães receberam apenas uma vacina, destes 60% (24/40) apresentaram reações adversas, enquanto dos outros sete animais que receberam mais de uma vacina ao mesmo tempo, 42,8% (3/7) apresentaram tais reações. Foram observados efeitos adversos associados às seguintes vacinas : Nobivac® Canine 1-Cv 66,7% (8/12), Recombitek® Max 5–CVK/4L 70% (7/10), Duramune®Max 5-CVK/4L 57,1% (4/7), Leish-Tec® 60% (3/5), Nobivac® Raiva 20% (1/5) e Bronchiguard® 100% (1/1). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que é alta a ocorrência de eventos adversos associados à vacinação em cães e há necessidade do desenvolvimento de vacinas que causem menos efeitos colaterais.  Porém, deve-se destacar as inúmeras vantagens da administração de um protocolo vacinal aos animais de companhia, tendo em vista que os efeitos adversos observados são de baixa gravidade e de curto prazo, em contrapartida a ocorrência de uma doença infectocontagiosa pode levar o animal à morte ou muitas vezes deixar sequelas. Palavras chave: Imunização. Eventos Adversos. Protocolo Vacinal.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i2.5106

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1570

Total de downloads do artigo: 899