Carta geoambiental do Timbó - João Pessoa/PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7796Palavras-chave:
Encosta, Deslizamentos, João PessoaResumo
Este trabalho trata de um estudo em área “especial” dita de risco: a Encosta do Timbó em João Pessoa-PB. A questão em estudo enfatiza as situações de equilíbrio e situações em desequilíbrio, abordando áreas suscetíveis a riscos de deslizamentos, soterramentos, escoamento superficial (difuso e concentrado com ravinamentos). Algumas considerações são feitas no sentido de alertar sobre novas situações de agravantes que podem se instalar na área, acarretando graves consequências, principalmente com a prática de desmatamento, mutilações na topografia e ocupações inadequadas. Algumas sugestões são direcionadas visando atenuar os fenômenos ocorrentes e melhorar significativamente a ambiência, tendo como mensagem principal: Mais vale evitar acidentes do que salvar uma vítima.
Downloads
Referências
CHIRSTOFOLETTI, Antonio. Geomorfologia. 2 ed. São Paulo: Edgard Bucher. 1980. 188 p.
CARVALHO, Maria Gelza R. F. de. Estado da Paraíba: Classificação Geomorfológica. João Pessoa: Editora Universitária, 1982. 65p.
FUJIMOTO, N. A. Programa de recuperação e consolidação geotécnica das áreas de risco dos assentamentos espontâneos da cidade de São Paulo, in SOUZA, M. A. A. Et al. Eds., Natureza e Sociedade de Hoje: uma leitura geográfica. 3 ed. São Paulo: Hucitec/Anpur, 1997. p. 217-226.
MARTINELLI, M. Cartografia Ambiental: que cartografia é essa? In Souza, M. A. A. ET. AL. Eds., Natureza e Sociedade de Hoje: uma leitura geográfica. 3 ed. São Paulo: Hucitec/Anpur, 1997. p. 232-241.
GUERRA, Antonio José Teixeira e CUNHA, Sandra Batista da. Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. 394p.
JOLY, Fernand. A Cartografia. Tradução de Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 1990. 136p.
ROSS, Jurandir Luciano Sanches. Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. São Paulo: Contexto, 1990. 85p. Coleção Repensando a Geografia.
SABINO, Genilda Maria. Dinâmica de Uso e Ocupação do Solo e Agravantes Ambientais no Timbó - João Pessoa/PB. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Programa Regional de Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA), Universidade Federal da Paraíba.
SOUZA, Maria Adélia A. de. et al. Natureza e Sociedade de Hoje: Uma Leitura Geográfica. 3 ed. São Paulo: HUCITEC-AMPUR, 1997. 243P.
TRICART, Jean. Ecodinâmica.Rio de Janeiro: IBGE, Diretoria Técnica, SUPREN, 1977. 91 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.