O amor nas entrelinhas: a tentativa do (in)dizível no conto “Para uma avenca partindo”, de Caio Fernando Abreu
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6738Palavras-chave:
Caio Fernando Abreu, literatura brasileira, Para uma avenca partindo, representação do amorResumo
Independentemente de definições, teorias e vertentes a respeito do amor, é de comum acordo que esse sentimento pertence à subjetividade do homem desde que se tem conhecimento da origem do mundo. Em virtude da complexidade que envolve essa temática, objetiva-se, no presente estudo, analisar a forma como o amor é representado, tomando, como objeto de análise, o conto do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu intitulado “Para uma avenca partindo”. Nesse sentido, a análise se deu mediante pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativa de viés bibliográfico, com referencial teórico voltado a áreas diversas, como a História e a Sociologia, e a alguns autores, entre os quais são citados Moreno e Lima (2015), Moreira (2013), Ângelo (2012), Machado (2006), Borges (2004) e Bauman (2004). Posteriormente às análises empreendidas, foi averiguado que o amor se encontra inserido nas entrelinhas das falas dos personagens, ou melhor, no (in)dizível, de modo que os sujeitos representados no texto literário se encontram imersos em uma ambientação marcada por uma partida, revelando a representação do amor posto como algo acabado em virtude de uma viagem. Por fim, foi observado também que o amor surge, inicialmente, a partir de três etapas que se complementam durante todo o desenrolar da narrativa, a saber: a confissão do narrador personagem, as lembranças vividas pelos sujeitos e, por último, o cuidado tido para com a companheira do homem.
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