Práticas disciplinares na instituição escolar: um mecanismo de controle na visão Foucaultiana

Autores

  • Adriana Araújo Costeira de Andrade Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)
  • Jackelinne Maria de Albuquerque Aragão Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)
  • Myrta Leite Simões Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p82-87

Palavras-chave:

práticas disciplinares, – disciplinamento, instituição escolar, domesticação de sujeitos

Resumo

As práticas disciplinares, na visão Foucaultiana (1994), têm por finalidade à construção de sujeitos rápidos, ordeiros, eficientes, produtivos, úteis, disciplinados e dóceis. Dentro dessa perspectiva de pensamento teórico, elas têm se tornado mecanismos e dispositivos de vigilância, docilizando corpos e mentes nos mais diversos espaços sociais. Objetivando retratar esses mecanismos de disciplinamento, nos detemos, aqui, aos dispositivos de controle presentes no espaço social da instituição escolar. É, sobretudo na escola, que essas práticas disciplinares podem ser observadas nas mais variadas formas, desde a sujeição dos alunos em relação às normatizações ou às regras estabelecidas e ditadas pela escola até as práticas avaliativas mais diversas. O trabalho de pesquisa aqui apresentado é de caráter descritivo e se fundamenta, teoricamente, no conceito de prática disciplinar estabelecido por Foucault (1994). Os resultados demonstram que os efeitos de controle e de disciplinamento, presentes na instituição escolar, se revelam como uma forma de domesticação de sujeitos.

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Referências

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Educação

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