Práticas disciplinares na instituição escolar: um mecanismo de controle na visão Foucaultiana

Adriana Araújo Costeira de Andrade

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Jackelinne Maria de Albuquerque Aragão

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Myrta Leite Simões

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

As práticas disciplinares, na visão Foucaultiana (1994), têm por finalidade à construção de sujeitos rápidos, ordeiros, eficientes, produtivos, úteis, disciplinados e dóceis. Dentro dessa perspectiva de pensamento teórico, elas têm se tornado mecanismos e dispositivos de vigilância, docilizando corpos e mentes nos mais diversos espaços sociais. Objetivando retratar esses mecanismos de disciplinamento, nos detemos, aqui, aos dispositivos de controle presentes no espaço social da instituição escolar. É, sobretudo na escola, que essas práticas disciplinares podem ser observadas nas mais variadas formas, desde a sujeição dos alunos em relação às normatizações ou às regras estabelecidas e ditadas pela escola até as práticas avaliativas mais diversas. O trabalho de pesquisa aqui apresentado é de caráter descritivo e se fundamenta, teoricamente, no conceito de prática disciplinar estabelecido por Foucault (1994). Os resultados demonstram que os efeitos de controle e de disciplinamento, presentes na instituição escolar, se revelam como uma forma de domesticação de sujeitos.

Palavras-chave


práticas disciplinares;– disciplinamento; instituição escolar; domesticação de sujeitos


Texto completo:

Referências


FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves, rev. Ligia Vassalo. Petrópolis: Vozes/Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1972. 256p.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 11.ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 277p.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 12. ed. São Paulo: Edições Loyola,1996.79p.

FOUCAULT, Michel. Estratégias, Poder, Saber: organização e seleção de textos, Manoel Barros de Motta, Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. 390p.

MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano. A Escola como espaço da disciplina e da transgressão. In: MAGALHÃES JUNIOR, A. G. (Org.); VALCONCELOS, J. G. (Org.). Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002. 120 p.

MATOS, Kelma Socorro Lopes. Juventude e Família: Da necessidade à construção do afeto. In: MAGALHÃES JUNIOR, A. G. (Org.); VASCONCELOS, J. G. (Org.). Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002. 120 p.

REVEL, Judith; Michel Foucault: Conceitos Essenciais. São Carlos. Clara Luz, 2005. 96p.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p82-87

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1649

Total de downloads do artigo: 1261