Práticas disciplinares na instituição escolar: um mecanismo de controle na visão Foucaultiana

Adriana Araújo Costeira de Andrade

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Jackelinne Maria de Albuquerque Aragão

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Myrta Leite Simões

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

As práticas disciplinares, na visão Foucaultiana (1994), têm por finalidade à construção de sujeitos rápidos, ordeiros, eficientes, produtivos, úteis, disciplinados e dóceis. Dentro dessa perspectiva de pensamento teórico, elas têm se tornado mecanismos e dispositivos de vigilância, docilizando corpos e mentes nos mais diversos espaços sociais. Objetivando retratar esses mecanismos de disciplinamento, nos detemos, aqui, aos dispositivos de controle presentes no espaço social da instituição escolar. É, sobretudo na escola, que essas práticas disciplinares podem ser observadas nas mais variadas formas, desde a sujeição dos alunos em relação às normatizações ou às regras estabelecidas e ditadas pela escola até as práticas avaliativas mais diversas. O trabalho de pesquisa aqui apresentado é de caráter descritivo e se fundamenta, teoricamente, no conceito de prática disciplinar estabelecido por Foucault (1994). Os resultados demonstram que os efeitos de controle e de disciplinamento, presentes na instituição escolar, se revelam como uma forma de domesticação de sujeitos.

Palavras-chave


práticas disciplinares;– disciplinamento; instituição escolar; domesticação de sujeitos


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p82-87

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