O diálogo em sala de aula: um fator de inclusão social

Autores

  • Myrta Leite Simões Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)
  • Mara Leite Simões Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Jackelinne Maria de Albuquerque Aragão Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)
  • Ivana Alencar Peixoto Lianza da Franca Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p72-77

Palavras-chave:

diálogo, prática educativa, relação professor-aluno

Resumo

A prática educativa acontece quando é permeada por uma ação dialógica, por um processo de interação educador-educando, por metodologias participativas. O processo de ensino-aprendizagem deve ser visto, assim, pelo viés da horizontalidade, pela via de mão dupla, onde ora se ensina e ora se aprende. O objetivo deste artigo é discutir a categoria “diálogo”, buscando uma correlação com a prática pedagógica, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Os construtos teóricos respaldam-se nos autores: Paulo Freire (1983, 1987, 1996), Melo Neto (2004, 2006) e Scocuglia (2001 2006). A partir da revisão bibliográfica apresentada, resgatamos o conceito “diálogo”, na visão desses autores. Na primeira parte do trabalho, definimos a etimologia do conceito “diálogo”. Na segunda parte, ressaltamos o conceito no olhar dos autores analisados. Na terceira parte, apresentamos nossas considerações, enfatizando a importância do diálogo na afirmação do sujeito comunicativo, e o meio de formação perfeito para a inclusão do homem no meio social. Finalizando, destacamos que toda prática educativa, quando baseada na ação transformadora do diálogo, constitui-se como a verdadeira forma de respeitar o educando. Os resultados apontam para a necessidade de que, juntos, discentes e docentes construam novos conhecimentos e promovam a inclusão social.

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Referências

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Publicado

2008-08-25

Edição

Seção

Educação

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