O diálogo em sala de aula: um fator de inclusão social
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p72-77Palavras-chave:
diálogo, prática educativa, relação professor-alunoResumo
A prática educativa acontece quando é permeada por uma ação dialógica, por um processo de interação educador-educando, por metodologias participativas. O processo de ensino-aprendizagem deve ser visto, assim, pelo viés da horizontalidade, pela via de mão dupla, onde ora se ensina e ora se aprende. O objetivo deste artigo é discutir a categoria “diálogo”, buscando uma correlação com a prática pedagógica, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Os construtos teóricos respaldam-se nos autores: Paulo Freire (1983, 1987, 1996), Melo Neto (2004, 2006) e Scocuglia (2001 2006). A partir da revisão bibliográfica apresentada, resgatamos o conceito “diálogo”, na visão desses autores. Na primeira parte do trabalho, definimos a etimologia do conceito “diálogo”. Na segunda parte, ressaltamos o conceito no olhar dos autores analisados. Na terceira parte, apresentamos nossas considerações, enfatizando a importância do diálogo na afirmação do sujeito comunicativo, e o meio de formação perfeito para a inclusão do homem no meio social. Finalizando, destacamos que toda prática educativa, quando baseada na ação transformadora do diálogo, constitui-se como a verdadeira forma de respeitar o educando. Os resultados apontam para a necessidade de que, juntos, discentes e docentes construam novos conhecimentos e promovam a inclusão social.
Downloads
Referências
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 32.ed. São Paulo: Cortez, 1996b (Coleção questões da nossa época; v. 13).
FREIRE, P. Educação e Mudança. 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática educativa. 13.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996a (Coleção Leitura).
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
NETO, J. F. M. Educação Popular: enunciados teóricos. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2004. (Coleção
Extensão Popular).
NETO, J. F. M. Extensão Popular. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2006 (Coleção Extensão Popular).
SCOCUGLIA, A. C. Histórias inéditas da educação popular: do sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. 2.ed. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2001. Cortez: Instituto Paulo Freire.
SCOCUGLIA, A. C. A história das idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 5.ed. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.