O diálogo em sala de aula: um fator de inclusão social

Myrta Leite Simões

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Mara Leite Simões

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Jackelinne Maria de Albuquerque Aragão

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Ivana Alencar Peixoto Lianza da Franca

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

A prática educativa acontece quando é permeada por uma ação dialógica, por um processo de interação educador-educando, por metodologias participativas. O processo de ensino-aprendizagem deve ser visto, assim, pelo viés da horizontalidade, pela via de mão dupla, onde ora se ensina e ora se aprende. O objetivo deste artigo é discutir a categoria “diálogo”, buscando uma correlação com a prática pedagógica, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Os construtos teóricos respaldam-se nos autores: Paulo Freire (1983, 1987, 1996), Melo Neto (2004, 2006) e Scocuglia (2001 2006). A partir da revisão bibliográfica apresentada, resgatamos o conceito “diálogo”, na visão desses autores. Na primeira parte do trabalho, definimos a etimologia do conceito “diálogo”. Na segunda parte, ressaltamos o conceito no olhar dos autores analisados. Na terceira parte, apresentamos nossas considerações, enfatizando a importância do diálogo na afirmação do sujeito comunicativo, e o meio de formação perfeito para a inclusão do homem no meio social. Finalizando, destacamos que toda prática educativa, quando baseada na ação transformadora do diálogo, constitui-se como a verdadeira forma de respeitar o educando. Os resultados apontam para a necessidade de que, juntos, discentes e docentes construam novos conhecimentos e promovam a inclusão social.

Palavras-chave


diálogo; prática educativa; relação professor-aluno


Texto completo:

Referências


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NETO, J. F. M. Educação Popular: enunciados teóricos. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2004. (Coleção

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NETO, J. F. M. Extensão Popular. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2006 (Coleção Extensão Popular).

SCOCUGLIA, A. C. Histórias inéditas da educação popular: do sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. 2.ed. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2001. Cortez: Instituto Paulo Freire.

SCOCUGLIA, A. C. A história das idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 5.ed. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 2006.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p72-77

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