O diálogo em sala de aula: um fator de inclusão social

Myrta Leite Simões

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Mara Leite Simões

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Jackelinne Maria de Albuquerque Aragão

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Ivana Alencar Peixoto Lianza da Franca

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

A prática educativa acontece quando é permeada por uma ação dialógica, por um processo de interação educador-educando, por metodologias participativas. O processo de ensino-aprendizagem deve ser visto, assim, pelo viés da horizontalidade, pela via de mão dupla, onde ora se ensina e ora se aprende. O objetivo deste artigo é discutir a categoria “diálogo”, buscando uma correlação com a prática pedagógica, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Os construtos teóricos respaldam-se nos autores: Paulo Freire (1983, 1987, 1996), Melo Neto (2004, 2006) e Scocuglia (2001 2006). A partir da revisão bibliográfica apresentada, resgatamos o conceito “diálogo”, na visão desses autores. Na primeira parte do trabalho, definimos a etimologia do conceito “diálogo”. Na segunda parte, ressaltamos o conceito no olhar dos autores analisados. Na terceira parte, apresentamos nossas considerações, enfatizando a importância do diálogo na afirmação do sujeito comunicativo, e o meio de formação perfeito para a inclusão do homem no meio social. Finalizando, destacamos que toda prática educativa, quando baseada na ação transformadora do diálogo, constitui-se como a verdadeira forma de respeitar o educando. Os resultados apontam para a necessidade de que, juntos, discentes e docentes construam novos conhecimentos e promovam a inclusão social.

Palavras-chave


diálogo; prática educativa; relação professor-aluno


Texto completo:

Referências


FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 32.ed. São Paulo: Cortez, 1996b (Coleção questões da nossa época; v. 13).

FREIRE, P. Educação e Mudança. 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática educativa. 13.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996a (Coleção Leitura).

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

NETO, J. F. M. Educação Popular: enunciados teóricos. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2004. (Coleção

Extensão Popular).

NETO, J. F. M. Extensão Popular. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2006 (Coleção Extensão Popular).

SCOCUGLIA, A. C. Histórias inéditas da educação popular: do sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. 2.ed. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2001. Cortez: Instituto Paulo Freire.

SCOCUGLIA, A. C. A história das idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 5.ed. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 2006.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p72-77

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1974

Total de downloads do artigo: 2385