- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O diálogo em sala de aula: um fator de inclusão social
Resumo
A prática educativa acontece quando é permeada por uma ação dialógica, por um processo de interação educador-educando, por metodologias participativas. O processo de ensino-aprendizagem deve ser visto, assim, pelo viés da horizontalidade, pela via de mão dupla, onde ora se ensina e ora se aprende. O objetivo deste artigo é discutir a categoria “diálogo”, buscando uma correlação com a prática pedagógica, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Os construtos teóricos respaldam-se nos autores: Paulo Freire (1983, 1987, 1996), Melo Neto (2004, 2006) e Scocuglia (2001 2006). A partir da revisão bibliográfica apresentada, resgatamos o conceito “diálogo”, na visão desses autores. Na primeira parte do trabalho, definimos a etimologia do conceito “diálogo”. Na segunda parte, ressaltamos o conceito no olhar dos autores analisados. Na terceira parte, apresentamos nossas considerações, enfatizando a importância do diálogo na afirmação do sujeito comunicativo, e o meio de formação perfeito para a inclusão do homem no meio social. Finalizando, destacamos que toda prática educativa, quando baseada na ação transformadora do diálogo, constitui-se como a verdadeira forma de respeitar o educando. Os resultados apontam para a necessidade de que, juntos, discentes e docentes construam novos conhecimentos e promovam a inclusão social.
Palavras-chave
diálogo; prática educativa; relação professor-aluno
Texto completo:
Referências
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 32.ed. São Paulo: Cortez, 1996b (Coleção questões da nossa época; v. 13).
FREIRE, P. Educação e Mudança. 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática educativa. 13.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996a (Coleção Leitura).
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
NETO, J. F. M. Educação Popular: enunciados teóricos. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2004. (Coleção
Extensão Popular).
NETO, J. F. M. Extensão Popular. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2006 (Coleção Extensão Popular).
SCOCUGLIA, A. C. Histórias inéditas da educação popular: do sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. 2.ed. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2001. Cortez: Instituto Paulo Freire.
SCOCUGLIA, A. C. A história das idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 5.ed. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 2006.
Visitas a este artigo: 1974
Total de downloads do artigo: 2385