Ensino de Ciências em uma perspectiva investigativa: aplicação de sequência didática sobre os estados físicos da matéria em uma escola da cidade de Cabedelo, Paraíba

Ryan Vieira Alves

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Allan Cézar de Andrade Cândido

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Anna Carolina Figueiredo de Albuquerque

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Thámara Mayni da Silva Santos

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Thiago Leite de Melo Ruffo

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Diante da pandemia de covid-19, foi estabelecido no Brasil o Ensino Remoto Emergencial (ERE), tornando o cenário da educação pública ainda mais desafiador e bastante dependente do uso de tecnologias, de internet e da participação dos alunos em salas de aula on-line. Considerando esse cenário, foi necessário trabalhar os conteúdos de Ciências de forma mais dinâmica e que despertasse nos alunos o interesse em estudar e aprender. A escolha metodológica foi o ensino de Ciências por investigação. Tendo isso em vista, este estudo teve como objetivo compreender os impactos e desafios do ensino por investigação em aulas de Ciências do 9º ano a partir da aplicação de Sequências de Ensino Investigativas (SEI) durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública do município de Cabedelo, Paraíba. Por meio dos dados obtidos nesse experimento, foi comprovado que a SEI contribui para a qualidade de ensino, ao desenvolver atitudes e valores como a responsabilidade, a organização e a criatividade e ao tornar os alunos ativos dentro do processo de ensino-aprendizagem. Foram identificados como fatores limitantes para a aplicação da SEI o tempo de duração das aulas e a falta de equipamentos e de acesso à internet pelos alunos. Apesar disso, pode-se concluir que os resultados do estudo foram positivos, considerando que os alunos que participaram da pesquisa mostraram-se engajados na SEI, bem como tiveram muitos dos seus valores e atitudes – como motivação, colaboração e integração com outros alunos – melhorados, mesmo diante dos desafios impostos pelo ensino remoto emergencial.

Palavras-chave


ensino por investigação; ensino remoto; escola pública; estados físicos da matéria; metodologias ativas


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2022id6734

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