Ensino de Ciências em uma perspectiva investigativa: aplicação de sequência didática sobre os estados físicos da matéria em uma escola da cidade de Cabedelo, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2022id6734Palavras-chave:
ensino por investigação, ensino remoto, escola pública, estados físicos da matéria, metodologias ativasResumo
Diante da pandemia de covid-19, foi estabelecido no Brasil o Ensino Remoto Emergencial (ERE), tornando o cenário da educação pública ainda mais desafiador e bastante dependente do uso de tecnologias, de internet e da participação dos alunos em salas de aula on-line. Considerando esse cenário, foi necessário trabalhar os conteúdos de Ciências de forma mais dinâmica e que despertasse nos alunos o interesse em estudar e aprender. A escolha metodológica foi o ensino de Ciências por investigação. Tendo isso em vista, este estudo teve como objetivo compreender os impactos e desafios do ensino por investigação em aulas de Ciências do 9º ano a partir da aplicação de Sequências de Ensino Investigativas (SEI) durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública do município de Cabedelo, Paraíba. Por meio dos dados obtidos nesse experimento, foi comprovado que a SEI contribui para a qualidade de ensino, ao desenvolver atitudes e valores como a responsabilidade, a organização e a criatividade e ao tornar os alunos ativos dentro do processo de ensino-aprendizagem. Foram identificados como fatores limitantes para a aplicação da SEI o tempo de duração das aulas e a falta de equipamentos e de acesso à internet pelos alunos. Apesar disso, pode-se concluir que os resultados do estudo foram positivos, considerando que os alunos que participaram da pesquisa mostraram-se engajados na SEI, bem como tiveram muitos dos seus valores e atitudes – como motivação, colaboração e integração com outros alunos – melhorados, mesmo diante dos desafios impostos pelo ensino remoto emergencial.
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