A construção da “SalaEco” como proposta experimental e pedagógica: a materialização de um espaço sustentável utilizando técnicas de bioconstrução

Thiago Leite de Melo Ruffo

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Allan Cézar de Andrade Cândido

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Fabio Augusto Dias Barbosa Filho

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A crise socioambiental atual exige um novo olhar para a relação entre sociedade e natureza. Soluções práticas, simples e acessíveis, que ajudem a reverter o atual quadro de degradação ambiental, podem contribuir para a construção desse novo olhar. Entre essas soluções, destaca-se a Bioconstrução, uma maneira de construir dotada de preocupação ecológica desde a concepção da obra até sua execução e que busca, também, a integração ser humano-ambiente e a valorização dos materiais e técnicas locais. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral construir a “SalaEco”, um espaço sustentável que utiliza princípios da Bioconstrução. As técnicas utilizadas foram hiperadobe, taipa de mão, tijolo ecológico e parede de garrafa PET. Através da construção da “SalaEco” foi possível perceber e tornar ainda mais evidente a possibilidade de edificação de uma casa sustentável. Trabalhar os conceitos relacionados à Bioconstrução por meio de práticas experimentais possibilitou a construção de saberes conceituais, procedimentais e atitudinais, que fazem parte do aprendizado técnico e científico, os quais promovem o crescimento pessoal, profissional e cultural.

Palavras-chave


construção sustentável; casa ecológica; educação; práticas experimentais; sustentabilidade


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2022id6735

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