Os enunciados do livro didático de português: um estudo sobre a violência simbólica

Edina Paula Fortes Pereto

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Campus Chapecó Brasil

Roberta Pasqualli

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Campus Chapecó Brasil

Resumo

Considera-se que livros didáticos representam a principal – se não a única – fonte de material didático impresso nas salas de aula da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar, de maneira crítica e reflexiva, os enunciados de um livro didático de português do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Elaborado por meio de uma abordagem de pesquisa qualitativa, com base em análise documental, o estudo investigou a violência simbólica, com foco na teoria de Pierre Bourdieu e por meio da perspectiva dialógica dos estudos bakhtinianos. Como resultados, observou-se que os enunciados são apresentados, muitas vezes, de forma impositiva, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem. O alheamento do processo de ensino-aprendizagem ocorre através de enunciados, invisível à primeira vista, mas que pode afastar os estudantes de uma educação justa e de qualidade.

Palavras-chave


ensino-aprendizagem; enunciados; livro didático; violência simbólica.


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6382

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