Os enunciados do livro didático de português: um estudo sobre a violência simbólica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6382

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, enunciados, livro didático, violência simbólica.

Resumo

Considera-se que livros didáticos representam a principal – se não a única – fonte de material didático impresso nas salas de aula da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar, de maneira crítica e reflexiva, os enunciados de um livro didático de português do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Elaborado por meio de uma abordagem de pesquisa qualitativa, com base em análise documental, o estudo investigou a violência simbólica, com foco na teoria de Pierre Bourdieu e por meio da perspectiva dialógica dos estudos bakhtinianos. Como resultados, observou-se que os enunciados são apresentados, muitas vezes, de forma impositiva, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem. O alheamento do processo de ensino-aprendizagem ocorre através de enunciados, invisível à primeira vista, mas que pode afastar os estudantes de uma educação justa e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKTHIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: estudo das ideologias e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BARROS, D. L. P. Contribuições de Bakhtin às teorias do texto e do discurso. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (org.). Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Editora UFPR, 2001. p. 25-35.

BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: EDUSP, 1994.

BITTENCOURT, C. M. F. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. DOI: https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-28062019-175122.

BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. Petrópolis: Vozes, 2003.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

BRASIL. Decreto-Lei nº 93, de 21 de dezembro de 1937. Cria o Instituto Nacional do Livro. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-93-21-dezembro-1937-350842-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 25 jul. 2023.

BRASIL. Decreto-Lei nº 1.006, de 30 de dezembro de 1938. Estabelece as condições de produção, importação e utilização do livro didático. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1006-30-dezembro-1938-350741-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 25 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso em: 1 out. 2020.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. M. Português: linguagens. (6º ao 7º ano). 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Experimental (2019). Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/etapas/testes-do-censo-2022/censo-experimental.html. Acesso em: 25 jul. 2023.

LISPECTOR, C. Um sopro de vida: pulsações. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MATÊNCIO, M. L. M. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1994.

MELO, A.; URBANETZ, S. T. Fundamentos de didática. Curitiba: InterSaberes, 2012.

MÉSZAROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

NOGUEIRA, M. A.; CATANI. A. (org.). Pierre Bordieu. Escritos de Educação: seleção, organização, introdução e notas. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)