As oficinas de integração na materialização do currículo integrado
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5035Palavras-chave:
currículo integrado, ensino, interdisciplinaridade, oficinas de integraçãoResumo
A integração curricular caracteriza-se como um dos pilares para a desfragmentação do ensino, para a materialização da interdisciplinaridade e para a formação integral do estudante. Sendo assim, o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Chapecó, apresenta, em seu Projeto Pedagógico de Curso, componentes curriculares que visam a integração curricular de práticas pedagógicas por meio dos conceitos de trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico. Nesse contexto, as Oficinas de Integração compõem um núcleo comum de componentes curriculares com carga horária específica de preparação, aplicação, síntese e avaliação coletiva do processo pedagógico. Utilizando pesquisa documental, teórica e observações empíricas da prática docente, este artigo apresenta reflexões tecidas a partir da relação teórico-prática entre os professores do currículo integrado objetivando, também, difundir práticas interdisciplinares em temas diversos e possíveis no contexto escolar.
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