A licenciatura EAD em Ciências Naturais e Matemática: importância do projeto pedagógico de curso para as práticas pedagógicas

Roberta Pasqualli

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) Brasil

 

 

Marie Jane Soares Carvalho

ORCID iD Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Brasil

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as percepções dos gestores, professores e tutores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de Educação a Distância (EAD) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFs), acerca da importância dos projetos pedagógicos de curso (PPCs) para as práticas pedagógicas. Como aportes teóricos, baseou-se em Vasconcellos (2008; 2014), Veiga (2006; 2003), Gadotti (2006), Bicudo (1999) entre outros. Metodologicamente, foi organizado em três momentos constituídos de: localizar, entre todos os IFs do Brasil, os cursos objeto da pesquisa; analisar os ordenamentos das instituições ofertantes desses cursos; analisar, cotejar e refletir, por meio da análise ideográfica e nomotética, os achados da pesquisa. A partir das análises realizadas, foram coletadas as seguintes observações sobre o PPC: “é levado em consideração, mas não é o único elemento norteador”; “direciona as ações pedagógicas do curso”; “direciona as ações pedagógicas do curso, porém está mal elaborado”; “desconhecimento do PPC”; “mal elaborado”; “não é levado em consideração”. Sendo assim, entende-se que é urgente e necessário que as discussões acerca dos nortes referenciados nos PPCs e suas repercussões na formação dos estudantes sejam abraçadas como princípio fundamental para a construção de processos críticos de formação de professores.

Palavras-chave


Formação de Professores; Educação a Distância; Projeto Pedagógico de Curso.


Texto completo:

Referências


BRASIL, Portaria nº 300, de 30 de janeiro de 2006. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/cpa2019/leis/Portaria_n300.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 ago. 2020.

BICUDO, M. A. V. A contribuição da Fenomenologia à Educação. In: BICUDO. M. A. V.; CAPPELLETTI, I. F. (Org). Fenomenologia: uma visão abrangente da educação. São Paulo:1999.

GADOTTI, M. Um legado de esperança. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (Org.). AutoADnomia da escola: princípios e propostas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PACHECO, E. Os Institutos Federais: Uma Revolução na Educação profissional e Tecnológica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14428. Acesso em: 20 ago. 2020.

PASQUALLI, R; CARVALHO, M. J. S. Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil. Ciênc. educ. (Bauru), 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132016000200523&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020.

RODRIGUES, N. Por uma nova escola: O transitório e o permanente na educação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SETEC/MEC. Um Novo Modelo em Educação Profissional e Tecnológica: Concepções e Diretrizes, 2010.

SOUZA, R. A., & CARNIELLI, B. L. (2003) Os Efeitos do Projeto Político Pedagógico na Gestão Escolar, segundo a concepção dos Alunos. Estudos em Avaliação Educacional, nº 28, jul-dez. UAB/MEC. Universidade Aberta do Brasil (2011). Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=18. Acesso em: 20 ago. 2020.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. 24. ed. São Paulo: Libertat, 2014.

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 9. ed. São Paulo: Libertad, 2008.

VEIGA, I. P. A. (org.). Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

VEIGA, I. P. A., RESENDE, L. M. G, (Org.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 17 ed. Campinas: Papirus, 2011.

VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto Político-Pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4180

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1144

Total de downloads do artigo: 748