A modelagem de processos como apoio à identificação de problemas de qualidade em uma indústria de cerâmica vermelha
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5934Palavras-chave:
cerâmica vermelha, disformidade, modelagem de processosResumo
O setor cerâmico tem uma parcela significativa na economia brasileira, contribuindo para a geração de empregos, renda e movimentação do setor de construção civil. No entanto, diversas cerâmicas são, na grande maioria, compostas por pequenas empresas que carecem de tecnologia e conhecimento na gestão de seus processos, que, geralmente, são realizados de modo empírico. Tendo em vista a necessidade do gerenciamento de processos para aumentar a eficiência das atividades e possibilitar a redução da quantidade de produtos disformes, este trabalho tem como objetivo propor a modelagem do processo de fabricação de tijolos cerâmicos, verificando sua aderência na cerâmica utilizada como estudo de caso, além de propor soluções para os problemas mais recorrentes. Para atender esse objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico sobre gerenciamento de processos de negócio: a fabricação da cerâmica vermelha e a utilização da notação Business Process Modeling Notation (BPMN) como apoio para a modelagem do processo de fabricação. Entre os resultados obtidos, cita-se a necessidade de formalização do processo utilizado pela cerâmica estudada, a conformidade com o processo modelado, a identificação das causas dos problemas de coloração do produto após a queima, trincas, quebras e a proposição de soluções, visando aumentar a produtividade da cerâmica.
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