Perfil das mães de recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso assistidos pelo método Mãe Canguru
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p39-46Palavras-chave:
Recém-nascido, Método Mãe Canguru, Baixo pesoResumo
A cada ano, no mundo, estima-se que 4 milhões de recém-nascidos morram nas primeiras 4 semanas de vida (período neonatal). A baixa renda familiar aparenta ser um fator de risco isolado para a maior mortalidade no primeiro ano de vida. O Método Mãe Canguru foi inspirado nas mães-canguru, que transportavam seus filhotes prematuros contra o peito, e também nas mães-indianas, que carregavam seus bebês de forma semelhante aos marsupiais. Diante disso, o presente estudo objetivou avaliar o perfil biossociodemográfico das mães de recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso assistidos pelo Método Mãe Canguru (MMC). A amostra foi composta por 8 mães com idades entre 18 e 28 anos, às quais foi aplicado um questionário, com o intuito de investigar a percepção das mães a respeito do MMC, com as seguintes variáveis: idade da mãe, estado civil, idade gestacional, consultas pré-natal, renda familiar, com quem vivem, ocupação atual, e se o método vai ajudar seu filho. Conclui-se que as mães analisadas apresentaram fatores de risco para parto pré-maturo e/ou de baixo peso, como a baixa idade materna, poucas consultas pré-natal realizadas, idade gestacional, sendo a baixa renda familiar o fator mais relevante. Quanto ao conhecimento das mães sobre o MMC, foi visto que todas tinham informações suficientes para darem continuidade ao método. todas tinham informações suficientes para darem continuidade ao método.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.