Avaliação da presença de sintomas de LER/DORT em funcionários do sistema elétrico
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n19p8-14Palavras-chave:
LER/DORT, funcionários, sistema elétricoResumo
As LER/DORT são um conjunto de doenças que afetam os tecidos do corpo sendo ou não de origem ocupacional, sendo que, atualmente o Brasil apresenta uma elevada incidência desses distúrbios, assumindo um caráter epidêmico. Neste sentido foi realizado um estudo que objetivou verificar a presença de sintomas de LER/DORT em funcionários do sistema elétrico da cidade de Cajazeiras-PB. A amostra foi composta 24 indivíduos sendo dezenove homens e cinco mulheres. A coleta de dados ocorreu no mês de março de 2009 sendo utilizado um questionário contendo questões sócio demográficas e também referentes às queixas relacionadas as LER/DORT. Os dados foram analisados de forma descritiva simples, relacionando às informações obtidas a luz da literatura pertinente. Os resultados obtidos revelam maior predominância de dores na região da coluna cervical e lombar, fato esse que pode ser explicado ao somatório de vários fatores de risco podendo ser destacada a postura em pé e sentada adotadas pelos indivíduos durante o trabalho, demonstrando que as doenças ocupacionais comprometem a produtividade do trabalhador.
Downloads
Referências
CHIAVEGATO FILHO, L. G; PEREIRA JR. A. LER/DORT: Multifatorialidade etiológica e modelos explicativos. Interface – Comunic, Saúde, Educ; vol. 8, n. 14, p. 149 – 62 set. 2003 – fev. 2004.
DELGADO, L. A. Analise Postural. UFMA; São Luis; 2004. Disponível em http://www.programapostural.com.br/artigos/analise_postural.pdf. Acesso em 11 de maio de 2009.
DIAS, M. SERGINO. Subsídios para Produção de Saúde dos Trabalhadores da Indústria Calçadista (Franca-SP): Epidemiologia das LER/DORT. 2007.117f. Dissertação (Mestrado em Promoção da Saúde) – Universidade de Franca. Franca.
DOMINGUEZ, A.G. D; TOBIAS. V; ALVES. V; SILVA. J; CANTO. W; EVELYN. P; SILVA. T. P. Ler/ Dort: Problema Individual ou Coletivo; Revista Eletronica. Fisioterapia. Centro Universitario UNIEURO; abr/set. 2008, Vol.II, p.56. ISSN 1983- 5752.
IIDA, ITIRO. Ergonomia: Projeto e Produção; 2 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
JUNIOR, A. S. M; RODRIGUES, C. L. P. Avaliação de estresse e dor nos membros superiores em operadores de caixa de supermercado na cidade de João pessoa: estudo de caso: XXV Encontro Nac. de Eng. De Produção. Anais... - Porto Alegre, RS, Brasil, 29 Out a 01de Nov de 2005. Disponível em: http//www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0408_1712.pdf. Acesso em 11 de maio de 2009.
KROEMER. K. H. E; GRANDJEAN. E. Manual de Ergonomia; 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
LEITE, B. T. Proposta de um programa de Atividade Física, a partir do Diagnostico das Condições Ergonômicas de Trabalho dos Bancários de Pires do Rio- GO que Representam risco de causalidade das LER/DORT. 2005. 84f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Agronomia, Programa de pós-graduação em Educação Agrícola, Seropédica.
MAENO, MARIA, SETTIMI; SOUSA, M. I; MARTINS. MILTON; TOLEDO. L. F. PAPARELLI. R. Diagnóstico, Tratamento, Reabilitação, Prevenção e Fisiopatologia das LER/DORT. [S.I.], 2000. 64p. Disponível em: http://www.ergonet.com.br/download_2/diag-trata-rea-bil-lerdort.pdf. Acesso em 24 de maio de 2009.
MEDEIROS, L. M. Estudo da Presença de Sintomas de Lesão por Esforço Repetitivo (LER/DORT) em Cirurgiões Dentistas do Serviço Público na Cidade de Patos- PB. 2007. Monografia (Especialização em Saúde Pública). Faculdade Integrada de Patos. Patos.
VERTHEIN, R. A. M ; GOMES, M. C. A construção do “sujeito-doença” em LER. Hist. Cienc. Saúde – Manguinhos, july/oct. 2000, vol. 7 n 2, p. 329-347. ISSN 0104-5970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.