Métodos e técnicas de medição de torque diretamente em eixos rotativos

Jacques Cousteau da Silva Borges

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Carlos Alberto Nóbrega Sobrinho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Abel Cavalcante Lima Filho

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Francisco Antônio Belo

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Medir e controlar o torque em sistemas rotativos é essencial para prevenir rupturas, danos, desgastes e demais avarias que a máquina possa sofrer devido ao torque excessivo em determinado eixo. Contudo, realizar essa medição em plena operação da máquina/sistema não é uma tarefa simples, devido principalmente à necessidade de se extrair informações sob eixo em rotação. Atualmente, são utilizados sistemas que devem ser eletricamente alimentados, e seus dados são adquiridos por anéis coletores, transformadores ou sistemas de telemetria. É um desafio da atualidade a implementação de novas técnicas capazes de mensurar o torque sobre o eixo em plena rotação, e entender os diferentes métodos é essencial para superar esse desafio. Apresentam-se a seguir os detalhes referentes às medições de torque em eixos em rotação, presentes na literatura já consolidada, bem como alguns métodos e técnicas inovadoras que possibilitam realizar a leitura do torque, seja através da medição direta da deformação radial, seja através das medições por meio do ângulo de torção. Também são apresentadas, inicialmente, as técnicas convencionais e uma breve construção histórica desses métodos, e por fim os possíveis desdobramentos que as recentes pesquisas possam ter.

Palavras-chave


Medição de torque; Instrumentação; Extensômetros; Interferometria.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p121-129

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2158

Total de downloads do artigo: 8048