- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Eletrônica e programação para o licenciado em Física no Brasil: uma análise entre a formação docente e a literatura de ensino de física
Resumo
Apresentamos neste artigo uma análise a respeito das competências em Eletrônica e Programação/Algoritmos nas Licenciaturas em Física no Brasil, e na literatura voltada para o ensino de Física em um intervalo de 10 anos. Para compreendermos como se organizam os cursos de Licenciatura em Física, foi realizado um levantamento histórico sobre os seus desenvolvimentos e pesquisas referentes a legislações que regulamentam esses cursos no país. Por fim, fazemos nossas considerações a respeito das competências analisadas com base nos dados obtidos.
Palavras-chave
Eletrônica; Programação; Algoritmos; Formação docente
Texto completo:
Referências
AMORIM, H. S., DIAS, M. A. e SOARES, V. Sensores digitais de temperatura com tecnologia one-wire: um exemplo de aplicação didática na área de condução térmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 4310-1-4310-9, 2015.
ANDRADES, J. C., SCHIAPPACASSA, A. e SANTOS, P. F. Desenvolvimento de um periodímetro microcontrolado para aplicações em física experimental. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 1-11, 2003.
BRASIL. Decreto n° 1.190, de 04 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Rio de Janeiro, RJ: Presidência da República, [1939]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 07 mar. 2017.
BRASIL. Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Brasília, DF: Presidência da República, [2005]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em: 07 mar. 2017.
BRASIL. Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 07 mar. 2017.
BRASIL. Lei n° 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF: Presidência da República, [2012]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 07 mar. 2017.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 07 mar. 2017.
BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1999]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 07 mar. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 1.304/2001. Brasília: Ministério da Educação, 06 nov. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf. Acesso em: 07 mar. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 8/2012. Brasília: Ministério da Educação, 06 mar. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10889-rcp001-12&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 mar. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n° 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 06 ago. 2017.
CACETE, N. H. Breve história do ensino superior brasileiro e da formação de professores para a escola secundária. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 4, p. 1061-1076, 2014.
CARVALHO, L. R. M., AMORIM, H. S. Observando as marés atmosféricas: uma aplicação da placa Arduino com sensores de pressão barométrica e temperatura. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 1-7, 2014.
CAVALCANTE, M. A., TAVOLARO, C. R. C. e MOLISANI, E. Física com Arduino para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 33, n. 4, p. 4503-1 a 4503-9, 2011.
CRUZ, V. S.; SOARES, V. Determinação experimental da constante de Boltzmann a partir da curva característica corrente-voltagem de um diodo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 1311, 2015.
DAMY, M. Precursor da Física no Brasil. Física na Escola, v. 8, n. 2, p. 48-52, 2007.
DIONISIO, G.; MAGNO, W. C. Photogate de baixo custo com a porta de jogos do PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 287-293, 2017.
DORNELES, P. F. T.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade. Parte II: circuitos RLC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 3, p. 3308.1-3308.16, 2008.
GURGEL, W. P.; GOMES, L. M.; FERREIRA, F. C. L.; GESTER, R. M. Cálculo de velocidades em acidentes de trânsito: um software para investigação em física forense. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, p. 4305-1-4305-10, 2015.
HECKLER, V.; SARAIVA, M. F. O.; OLIVEIRA FILHO, K. S. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 267-273, 2007.
HESSEL, R.; OLIVEIRA, C. S. de; SANTARINE, G. A.; VOLLET, D. R. Contadores eletrônicos no laboratório didático: parte I. Montagem e aplicações. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 1501.1-1501.12, 2008.
LIMA, S. C.; TAKAHASHI, E. K. Construção de conceitos de eletricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental com uso de experimentação virtual. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 1-11, 2013.
LUNAZZI, J. J. Fazendo 3D com uma câmera só. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 1-6, 2011.
MACHADO, D. I.; NARDI, R. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n. 4, p. 473-485, 2006.
MAGNO, W. C.; ANDRADE, M.; ARAUJO, A. E. P. Construção de um gaussímetro de baixo custo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 1-6, 2010.
NASCIMENTO, S. A.; DANTAS, J. D.; CHAVES DE SOUZA SEGUNDO, P.; SANTOS, C. A. S. Espectro sonoro da flauta transversal. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 2305-1-2305-5, 2015.
PESSANHA, M. C. R.; COZENDEY, S. G.; SOUZA, M. O. Desenvolvimento de uma ferramenta para o ensino de física experimental a distância. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, p. 4503-1-4503-10, 2010.
PRADO, F. D. A graduação em física na USP. In: GAMA, H. U.; HAMBURGER, E. W. (org). Pesquisa sobre o ensino de física: resumos das dissertações de mestrado em ensino de ciências, modalidade física, apresentadas nos anos de 1976 a 1982. São Paulo: Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1990. p. 174-186.
PRADO, F. D.; HAMBURGER, E. W. Estudos sobre o curso de física na USP em São Paulo. In: Nardi, R. (org.). Pesquisa em ensino de física. São Paulo: Escrituras Editora, 1998.
RIBEIRO JUNIOR, L. A.; CUNHA, M. F.; LARANJEIRAS, C. C. Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, p. 1-10, 2012.
SALES, G. L.; VASCONCELOS, F. H. L.; CASTRO FILHO, J. A.; PEQUENO, M. C. Atividades de modelagem exploratória aplicada ao ensino de física moderna com a utilização do objeto de aprendizagem pato quântico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 3, p. 3501.1-3501.13, 2008.
SISMANOGLU, B. N.; GERMANO, J. S. E.; AMORIM, J.; CAETANO, R. A utilização da filmadora digital para o estudo do movimento dos corpos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 1, p. 1501.1-1501.7, 2009.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. A física no Brasil. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, Instituto de Física da USP, 1987. 455 p.
SOUZA, A. R.; PAIXÃO, A. C.; UZÊDA, D. D.; DIAS, M. A.; DUARTE, S.; AMORIM, H. S. A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 01-05, 2011.
VECHI, A.; BRITO, A. F.; VALENTIM, D. B.; GOZZI, M. E.; SAMPAIO, A. R.; VISCOVINI, R. C. Modelo dinâmico do Sistema Solar em actionscript com controle de escalas para ensino de astronomia. Revista Brasileira de Ensino de Física, 2013, v. 35, n. 2, p. 1-25, 2013. ISSN 1806-1117.
VIEIRA, L. P.; LARA, V. O. M.; AMARAL, D. F. Demonstração da lei do inverso do quadrado com o auxílo de um tablet/smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 1-3, 2014. ISSN 1806-1117.
Visitas a este artigo: 1759
Total de downloads do artigo: 1127