Diálogo sobre as duas grandes ciências: mudanças conceituais em sala de aula

Juline Alves Marinho de Carvalho

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Jacques Cousteau da Silva Borges

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Resumo

O estudo da dinâmica hoje é basicamente realizado em sala de aula com quadro, professor, livro e alunos, onde não existe um estímulo à curiosidade pelos conceitos de força e movimento. Vemos também que as respostas dos alunos, quando questionados sobre estes conceitos, remetem às ideias defendidas por Aristóteles, isto é, as concepções prévias dos discentes de assemelham à ideia aristotélica de movimento. Analisaremos as concepções prévias dos alunos os quais não tiveram acesso ao conhecimento formal sobre o conteúdo em sala de aula em comparação aos alunos que tiveram acesso a esse conhecimento. Analisou-se como a concepção prévia dos alunos se relaciona com o ensino de Física tradicional, que nem sempre consegue modificar essas concepções, o que pode gerar uma confusão por parte dos alunos, pois percebeu-se que após as aulas, a compreensão destes sobre o movimento dos corpos se tornou bastante confusa, misturando conceitos levantados em sala de aula (Galileu e Newton) com a sua experiência cotidiana (Aristóteles). Para comparação, também analisou-se os resultados obtidos com alunos no curso superior na área de ciência e tecnologia, demonstrando, assim, que nem sempre é fácil para o ensino de Física modificar uma concepção pré-existente dos fenômenos físicos experimentados no cotidiano.

Palavras-chave


concepções espontâneas; Galileu Galilei; história da ciência; ensino de física


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n23p61-76

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