Diálogo sobre as duas grandes ciências: mudanças conceituais em sala de aula

Juline Alves Marinho de Carvalho

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Jacques Cousteau da Silva Borges

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Resumo

O estudo da dinâmica hoje é basicamente realizado em sala de aula com quadro, professor, livro e alunos, onde não existe um estímulo à curiosidade pelos conceitos de força e movimento. Vemos também que as respostas dos alunos, quando questionados sobre estes conceitos, remetem às ideias defendidas por Aristóteles, isto é, as concepções prévias dos discentes de assemelham à ideia aristotélica de movimento. Analisaremos as concepções prévias dos alunos os quais não tiveram acesso ao conhecimento formal sobre o conteúdo em sala de aula em comparação aos alunos que tiveram acesso a esse conhecimento. Analisou-se como a concepção prévia dos alunos se relaciona com o ensino de Física tradicional, que nem sempre consegue modificar essas concepções, o que pode gerar uma confusão por parte dos alunos, pois percebeu-se que após as aulas, a compreensão destes sobre o movimento dos corpos se tornou bastante confusa, misturando conceitos levantados em sala de aula (Galileu e Newton) com a sua experiência cotidiana (Aristóteles). Para comparação, também analisou-se os resultados obtidos com alunos no curso superior na área de ciência e tecnologia, demonstrando, assim, que nem sempre é fácil para o ensino de Física modificar uma concepção pré-existente dos fenômenos físicos experimentados no cotidiano.

Palavras-chave


concepções espontâneas; Galileu Galilei; história da ciência; ensino de física


Texto completo:

Referências


BLESSMANN, Joaquim, Copérnico e Galileu perante a ciência (3ª parte). Revista Cultura e Fé Nº 103, Out./dez. de 2003, Ano 26.

BORGES, J. C. S., ALBINO JUNIOR, A., A MOSTRA ANUAL DE FÍSICA DO RN: Ciência acessível a todos. Revista Holos (Online), v.3, p.16 - 25, 2007.

GALILEI, Galileu. Duas Novas Ciências, Incluindo: da força de percussão. Instituto Cultural Into-brasileiro. 1. Ed. Florença: Ched, 1935.

HÜLSENDEGE, Margarete, Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 377-391, dez. 2004.

LOPES, Deisy Piedade Munhos, Re-editando o trem de Galileu: uma versão economicamente viável, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 54-63, dez. 2007.

MEC, Bases Legais dos PCN – Ensino Médio, Ministério da educação, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/baseslegais.pdf. Acesso em: 16 dez. 2007.

MORAES, Maria Célia M., Paulo Rômulo Frota, CALCULANDO COM GALILEU: os desafios da ciência nova, Educação Especial, n. 16, 2000.

ROMANO, Jair Carlos. Governo do Estado do Rio Grande do Norte: Ensino Médio de qualidade. Física. Natal: Sistema de Ensino Holos, 2004.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n23p61-76

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1753

Total de downloads do artigo: 1359