Diálogo sobre as duas grandes ciências: mudanças conceituais em sala de aula

Autores

  • Juline Alves Marinho de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Jacques Cousteau da Silva Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) http://orcid.org/0000-0002-0513-189X

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n23p61-76

Palavras-chave:

concepções espontâneas, Galileu Galilei, história da ciência, ensino de física

Resumo

O estudo da dinâmica hoje é basicamente realizado em sala de aula com quadro, professor, livro e alunos, onde não existe um estímulo à curiosidade pelos conceitos de força e movimento. Vemos também que as respostas dos alunos, quando questionados sobre estes conceitos, remetem às ideias defendidas por Aristóteles, isto é, as concepções prévias dos discentes de assemelham à ideia aristotélica de movimento. Analisaremos as concepções prévias dos alunos os quais não tiveram acesso ao conhecimento formal sobre o conteúdo em sala de aula em comparação aos alunos que tiveram acesso a esse conhecimento. Analisou-se como a concepção prévia dos alunos se relaciona com o ensino de Física tradicional, que nem sempre consegue modificar essas concepções, o que pode gerar uma confusão por parte dos alunos, pois percebeu-se que após as aulas, a compreensão destes sobre o movimento dos corpos se tornou bastante confusa, misturando conceitos levantados em sala de aula (Galileu e Newton) com a sua experiência cotidiana (Aristóteles). Para comparação, também analisou-se os resultados obtidos com alunos no curso superior na área de ciência e tecnologia, demonstrando, assim, que nem sempre é fácil para o ensino de Física modificar uma concepção pré-existente dos fenômenos físicos experimentados no cotidiano.

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Referências

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Publicado

2013-06-21

Edição

Seção

Ensino

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