Consumo do álcool em debate: uma proposta de ensino voltada a jovens da Educação Profissional e Tecnológica

Ítala Kelley Melo Napolião Gurgel

ORCID iD Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

José Araújo Amaral

ORCID iD Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino caracterizada como intervenção pedagógica e pautada pela temática do consumo de álcool. A proposta é direcionada ao público discente da Educação Profissional e Tecnológica e pode ser desenvolvida por docentes da área de Ciências Biológicas ou como atividade integrada com outras disciplinas, tais como Língua Portuguesa, História, Sociologia ou Qualidade de Vida no Trabalho. Metodologicamente, nosso trabalho parte de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico para a construção de uma proposta de ensino do tipo intervenção pedagógica, conforme preconizado por Damiani et al. (2013). O desenho da proposta pressupõe que a temática do consumo de álcool deve ir além da abordagem médica, pautando-se pela integração de conhecimentos de áreas distintas, e suas principais bases são mostradas no referencial teórico. Propomos uma intervenção que se concretize em seis semanas, com duas horas-aula semanais, e tome por base a combinação da exposição dialogada docente com ações discentes que envolvam a escrita, a oralidade, a pesquisa e a reflexão crítica sobre os conteúdos propostos. Acreditamos que a aplicação dessa proposta oferecerá experiências reflexivas e questionadoras, bem como contribuirá para a formação cidadã e o aumento da criticidade e da autonomia discentes, almejadas como princípios da Educação Profissional e Tecnológica. 

Palavras-chave


Consumo de drogas; Álcool e Ensino Médio; Proposta de ensino; Escola e álcool; Educação em Saúde


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4757

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