Uma proposta de ensino interdisciplinar: a resenha de obras audiovisuais sobre o tema ecologia e problemas ambientais

Sandra Costa Lima

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

José Araújo Amaral

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Samuel de Carvalho Lima

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino interdisciplinar do gênero textual “resenha” a ser desenvolvida na disciplina de Biologia dos cursos técnicos de nível médio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). As bases teórico-metodológicas dialogam com orientações para o ensino de ciências e língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, desenvolvendo-se uma pesquisa exploratória e documental. A análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), da matriz curricular e dos programas de disciplinas orienta o desenho de uma proposta de ensino complementar à disciplina de Biologia, com atividades de leitura, análise e produção do gênero “resenha” de obras audiovisuais que abordam o tema ecologia e problemas ambientais, auxiliando na formação dos alunos da educação profissional e tecnológica. Conclui-se que o gênero “resenha” pode ser objeto de ensino-aprendizagem explícito, pois, além de resumir os conteúdos pertinentes das ciências, também promove a reflexão crítica e a prática da escrita.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Ensino; Resenha; Ecologia.


Texto completo:

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 1. ed. São Paulo: Biruta, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 2, 2006. 135 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007.

FAZENDA, I. C. A. (org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Paprius, 1998. (Coleção Práxis).

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Conselho Superior. Resolução Nº 29/2011-CONSUP/IFRN, de 09 de setembro de 2011. Aprova o projeto pedagógico do Curso Técnico em Edificações e autoriza seu funcionamento nos Campi Mossoró, Natal-Central e São Gonçalo do Amarante do IFRN. Natal: Conselho Universitário, 2011.

KLEIMAN, A. B. EJA e o ensino de língua materna: relevância dos projetos de letramento. EJA em Debate, Florianópolis, v. 1, n. 1, nov. 2012.

LÉTOURNEAU, J. Ferramentas para o pesquisador iniciante. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

MOURA, D. H. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA: Entre potencialidades e entraves diante de projetos societários em disputa. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, 2017.

NUÑEZ, I. B. Prefácio. In: OLIVEIRA, K. B.; PRADO, M. R. M. Projetos e ações em ensino de ciências naturais e matemática. Natal: IFRN, 2015.

PAES, F. C. O.; RIBEIRO, P. B. Gênero resenha crítica: uma proposta de ensino de produção em sala de aula. ENTRELETRAS, Araguaína, v. 9, n. 3, out/dez. 2018.

PINTO, M. M. D. S.; LIMA, S. C. A língua portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ensino do gênero textual relatório de aula prática no PROEJA. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 4, p. 195-201, 2018.

RAMOS, M. N. Concepção do Ensino Médio Integrado. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 31 ago. 2018.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental? São Paulo: Brasiliense, 2009.

REIS, A. R. S.; LIMA, S. C. Uma proposta de ensino complementar para os multiletramentos na Educação Profissional. Intersecções, v. 11, n. 26, p. 284-299, 2018.

ROCHA FILHO, J. B.; BASSO, N. R. S; BORGES, R. M. R. Repensando uma proposta interdisciplinar sobre ciência e realidade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. 5, n. 2, p. 323-336, 2006.

ROCHA FILHO, J. B.; BASSO, N. R. S.; BORGES, R. M. R. Transdisciplinaridade: a natureza íntima da Educação Científica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

SANTOS, I. B. A. Projetos de letramento na Educação de Jovens e Adultos: o ensino da escrita em uma perspectiva emancipatória. 2012. 312f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA-FILHO, U. C. Práticas educativas 1: oficina de leitura e produção textual na prática escolar. Letras Vernáculas/EAD/Ilhéus, BA: UESC, 2009.

SILVA, J. M. N.; SÁ, L. T. F. O Proeja no IFRN-Campus Mossoró por seus estudantes. Holos, ano 32, v. 7, 2016.

VILLAS-BOAS, V. et al. Novas metodologias para o ensino médio em Ciências, Matemática e Tecnologia. In: VILLAS-BOAS, V. et al (org.). Novas Metodologias para o Ensino Médio em Ciências, Matemática e Tecnologia. Brasília: Abenge, 2011.

XAVIER, I. Um cinema que “educa” é um cinema que (nos) faz pensar. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 13-22, jan./jun. 2008.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n47p48-55

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2127

Total de downloads do artigo: 1540