Tópicos sobre pesquisa social em Geografia no âmbito dos Institutos Federais no Brasil – apontamentos introdutórios

João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Esperança Brasil

Resumo

Este artigo apresenta tópicos sobre pesquisa social à luz da Geografia, enquanto disciplina da matriz curricular do Ensino Básico e área do saber autônoma, no âmbito dos Institutos Federais no Brasil. Trata-se de uma contribuição à pesquisa em Geografia e interdisciplinar que, longe de encerrar as possibilidades de ação, visa dar subsídios introdutórios. A fundamentação teórica e metodológica parte da história do presente e verifica que, em diferentes momentos de sua evolução, o Ensino Técnico e Profissional esteve submetido a anseios extremamente elitistas, os quais afastavam tais instituições de suas finalidades tidas, no plano simbólico, como sociais. Na atualidade, vê-se que os IFs têm a oportunidade de consolidarem-se efetivamente como mecanismos de promoção da ascensão social e da mitigação dos abismos sociais que ainda perduram no Brasil. Há, contudo, a necessidade de fundamentar a pesquisa social como forma de apoio cabal ao modelo de Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. Áreas de conhecimento como a Geografia permitem a condução de linhas de estudo e pesquisa coerentes com essas demandas, haja vista sua proximidade com temas relativos ao trabalho, à globalização, às questões socioambientais, ao desenvolvimento e à cidadania. Por fim, apontamse ainda possibilidades de ações interdisciplinares na pesquisa social, o que amplia o leque de profissionais e de estudiosos, envolvidos diretamente ou não com o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na leitura deste trabalho.

Palavras-chave


Pesquisa social; Geografia; Institutos Federais


Texto completo:

Referências


AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê, 2007.

ANDRADE, M. C. Geografia Econômica do Nordeste. São Paulo: Atlas, 1998.

__________. A terra e o homem do Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Brasil. São Paulo: Contexto, 2005.

CALDAS, L.; PACHECO, E. M.; SOBRINHO, M. D. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: limites e possibilidades. In: MORIGI, V.; PACHECO, E. M. Ensino técnico, formação profissional e cidadania. Porto Alegre: Tekné, 2012.

CARLOS, A. F. A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011.

CASTRO, J. Geografia da fome: o dilema brasileiro – pão ou aço. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

CHAKROUN, B.; HOLMES, K. P.; MAROPE, P. T. M. Liberar o potencial: transformar a educação e a formação técnica e profissional. Brasília: UNESCO, 2015.

CLAVAL, P. As abordagens da Geografia cultural. In: CASTRO, I. E.; CORRÊA, R. L.; GOMES, P. C. C. Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

DAMIANI, A. População e geografia. São Paulo: Contexto, 2008.

FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. São Paulo: Global, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.

GOMES, P. C. C. A condição urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

INTERNET WORLD STATS. World internet usage and population statistics. 2013. Disponível em: www.internetworldstats.com. Acesso em: 22 ago. 2015.

MARTINS, J. S. O cativeiro da terra. São Paulo: Contexto, 2013.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. 2015. Disponível em: http://institutofederal.mec.gov.br/historico. Acesso em: 22 ago. 2015.

MORIGI, V.; PACHECO, E. M. Ensino técnico, formação profissional e cidadania. Porto Alegre: Tekné, 2012.

PLATÃO. A república. São Paulo: Martin Claret, 2005.

PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2006.

__________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2007.

__________. Espaço e método. São Paulo: Edusp, 2012.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2008.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n29p46-60

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2685

Total de downloads do artigo: 1637