Tópicos sobre pesquisa social em Geografia no âmbito dos Institutos Federais no Brasil – apontamentos introdutórios
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n29p46-60Palavras-chave:
Pesquisa social, Geografia, Institutos FederaisResumo
Este artigo apresenta tópicos sobre pesquisa social à luz da Geografia, enquanto disciplina da matriz curricular do Ensino Básico e área do saber autônoma, no âmbito dos Institutos Federais no Brasil. Trata-se de uma contribuição à pesquisa em Geografia e interdisciplinar que, longe de encerrar as possibilidades de ação, visa dar subsídios introdutórios. A fundamentação teórica e metodológica parte da história do presente e verifica que, em diferentes momentos de sua evolução, o Ensino Técnico e Profissional esteve submetido a anseios extremamente elitistas, os quais afastavam tais instituições de suas finalidades tidas, no plano simbólico, como sociais. Na atualidade, vê-se que os IFs têm a oportunidade de consolidarem-se efetivamente como mecanismos de promoção da ascensão social e da mitigação dos abismos sociais que ainda perduram no Brasil. Há, contudo, a necessidade de fundamentar a pesquisa social como forma de apoio cabal ao modelo de Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. Áreas de conhecimento como a Geografia permitem a condução de linhas de estudo e pesquisa coerentes com essas demandas, haja vista sua proximidade com temas relativos ao trabalho, à globalização, às questões socioambientais, ao desenvolvimento e à cidadania. Por fim, apontamse ainda possibilidades de ações interdisciplinares na pesquisa social, o que amplia o leque de profissionais e de estudiosos, envolvidos diretamente ou não com o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na leitura deste trabalho.Downloads
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