- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Tópicos sobre pesquisa social em Geografia no âmbito dos Institutos Federais no Brasil – apontamentos introdutórios
Resumo
Este artigo apresenta tópicos sobre pesquisa social à luz da Geografia, enquanto disciplina da matriz curricular do Ensino Básico e área do saber autônoma, no âmbito dos Institutos Federais no Brasil. Trata-se de uma contribuição à pesquisa em Geografia e interdisciplinar que, longe de encerrar as possibilidades de ação, visa dar subsídios introdutórios. A fundamentação teórica e metodológica parte da história do presente e verifica que, em diferentes momentos de sua evolução, o Ensino Técnico e Profissional esteve submetido a anseios extremamente elitistas, os quais afastavam tais instituições de suas finalidades tidas, no plano simbólico, como sociais. Na atualidade, vê-se que os IFs têm a oportunidade de consolidarem-se efetivamente como mecanismos de promoção da ascensão social e da mitigação dos abismos sociais que ainda perduram no Brasil. Há, contudo, a necessidade de fundamentar a pesquisa social como forma de apoio cabal ao modelo de Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. Áreas de conhecimento como a Geografia permitem a condução de linhas de estudo e pesquisa coerentes com essas demandas, haja vista sua proximidade com temas relativos ao trabalho, à globalização, às questões socioambientais, ao desenvolvimento e à cidadania. Por fim, apontamse ainda possibilidades de ações interdisciplinares na pesquisa social, o que amplia o leque de profissionais e de estudiosos, envolvidos diretamente ou não com o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na leitura deste trabalho.
Palavras-chave
Pesquisa social; Geografia; Institutos Federais
Texto completo:
Referências
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê, 2007.
ANDRADE, M. C. Geografia Econômica do Nordeste. São Paulo: Atlas, 1998.
__________. A terra e o homem do Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Brasil. São Paulo: Contexto, 2005.
CALDAS, L.; PACHECO, E. M.; SOBRINHO, M. D. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: limites e possibilidades. In: MORIGI, V.; PACHECO, E. M. Ensino técnico, formação profissional e cidadania. Porto Alegre: Tekné, 2012.
CARLOS, A. F. A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011.
CASTRO, J. Geografia da fome: o dilema brasileiro – pão ou aço. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
CHAKROUN, B.; HOLMES, K. P.; MAROPE, P. T. M. Liberar o potencial: transformar a educação e a formação técnica e profissional. Brasília: UNESCO, 2015.
CLAVAL, P. As abordagens da Geografia cultural. In: CASTRO, I. E.; CORRÊA, R. L.; GOMES, P. C. C. Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
DAMIANI, A. População e geografia. São Paulo: Contexto, 2008.
FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. São Paulo: Global, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.
GOMES, P. C. C. A condição urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
INTERNET WORLD STATS. World internet usage and population statistics. 2013. Disponível em: www.internetworldstats.com. Acesso em: 22 ago. 2015.
MARTINS, J. S. O cativeiro da terra. São Paulo: Contexto, 2013.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. 2015. Disponível em: http://institutofederal.mec.gov.br/historico. Acesso em: 22 ago. 2015.
MORIGI, V.; PACHECO, E. M. Ensino técnico, formação profissional e cidadania. Porto Alegre: Tekné, 2012.
PLATÃO. A república. São Paulo: Martin Claret, 2005.
PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2006.
__________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2007.
__________. Espaço e método. São Paulo: Edusp, 2012.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Visitas a este artigo: 2917
Total de downloads do artigo: 1790