Analisando os princípios filosóficos dos parâmetros Curriculares Nacionais do “novo” Ensino Médio no Brasil

Ana Lúcia Ferreira de Queiroga

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os princípios filosóficos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o novo Ensino Médio, dentro das políticas curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação em 1999. Essa reforma teve início com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB no 9.394/96, que promoveu mudanças em todas as modalidades de ensino, principalmente, nos currículos que
passaram a incorporar o modelo das competências. A análise fundamenta-se em estudos realizados, acrescentando outras reflexões desses dispositivos legais para um olhar atento dos educadores na efetivação dessas politicas e nas tentativas de controle do seu trabalho, que sofre inúmeras variáveis culturais.

Palavras-chave


PCN; ensino médio; princípios filosóficos; estética; sensibilidade


Texto completo:

Referências


CARDOSO, Tereza Maria Rolo Fachada Levy. As Luzes da educação: fundamentos, raízes históricas e práticas das aulas régias no Rio de Janeiro 1759-1834. Bragança Paulista. Universidade de São Francisco, 2002.

CARVALHO FILHO, Aldir A. Sensibilidade, Autonomia, Solidariedade: os desafios do novo ensino médio a partir de seus princípios filosóficos. DisponÌvel em: http://.google.com.search?q=cachÍ:cwjSPmfEvHQJ:www.fbb.br/Maieutica/Arti. Acesso em 25 de mar. de 2004.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação Básica no Brasil na Década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e Sociedade. Campinas. v. 24, n. 82, p.93-130, abril 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Modelos ou Modos de Produção e Educação: dos conflitos às soluções. Palestra proferida no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. 06/05/2004. p.1-11. 2004.

KUENZER, Acácia Zeneida. O Ensino Médio Agora é Para a Vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação e Sociedade. v.. 21. n. 70. Campinas. Apr. 2000.

LOPES, Alice Casimiro. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Submissão ao Mundo Produtivo: o caso do conceito de contextualização. Revista Educação e Sociedade, v. 23, n. 80. Campinas, set 2002.

LOPES, Alice Casimiro. Currículo Nacional: uma uniformização indesejável. ETFQ-RJ.10/03/1996.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 3TM ed. Tradução de Gaetano Lo Mônaco. São Paulo: Autores associados, 1992.

MARKERT, Werner. Trabalho e Comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência. Educação e Sociedade. v. 23, n. 79. Campinas, Agosto 2002.

MRECH, Leny Magalhães. O Sujeito e os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio: a produção e a reprodução de uma ausência. Disponível em: http://www.google.com.br/search?q=cachee:XE2Rra1Z_FMJ:www.educacaoonline.pro. Acesso em 25 de mar. de 2004.

OLIVEIRA, Ramon. Ensino Médio e Educação Profissional: reformas excludentes. UFPE. p.1-14. Email: ramono@elogica.com.br.

RAMOS, Marise. O “Novo” Ensino Médio à Luz dos Antigos Princípios: trabalho, ciÍncia e cultura. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, maio/agosto, 2003.

SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Trabalho e Educação no “Novo Ensino Médio”: instrumentalização da estética da sensibilidade, da polÌtica da igualdade e da Ética da identidade na lógica do capital. GT: Trabalho e educação/n.09.

SCHILLER, Friedrich. A Educação Estética do Homem; numa série de cartas. São Paulo, ed. Iluminuras, 4.ed. 2002, trad. de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki.

SILVA, Jorge Anthonio e. A Educação Estética do Homem. Revista FACOM. n. 9. 2o semestre de 2001.

Brasil Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Brasil Ministério da Educação Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer CEB/CNE no 15/98. Brasília.1999.

Brasil Ministério da Educação Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: bases legais. Brasília.1999.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p15-21

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1619

Total de downloads do artigo: 855