Um ambiente para processamento digital de sinais aplicado à comunicação vocal homem-máquina
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n14p25-31Palavras-chave:
processamento de sinais, comunicação vocal homem-máquinaResumo
Este trabalho trata do estudo e implementação de técnicas de processamento digital de sinais que são utilizadas em sistemas de resposta vocal como: sistemas de reconhecimento de voz, reconhecimento de locutor e sistemas de síntese de voz. Foi utilizada a linguagem de programação C na elaboração de funções que caracterizam os sinais de voz. Foram implementados algoritmos para conversão amostras-texto, detecção de início e fim, pré-ênfase, janelamento de Hamming e extração de parâmetros temporais. Estes parâmetros incluem energia, taxa de cruzamento por zero, número total de picos, diferença no número de picos e coeficiente de correlação normalizado. Foram propostos algoritmos diferenciados para a taxa de cruzamento por zero e para o detector de início e fim. Com o intuito de criar um ambiente didático, construiu-se uma interface gráfica amigável utilizando uma plataforma de desenvolvimento orientada a eventos.
Downloads
Referências
COSTA, W. C. da A. Reconhecimento de Fala Utilizando Modelos de Markov Escondidos (HMM’s) de Densidades Contínuas. 1994. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Departamento de Engenharia Elétrica, UFPB, Campina Grande.
LIMA, A. B. O. Sistema de Resposta Vocal – VOCODER LPC. 1994. Relatório Técnico – Departamento de Engenharia Elétrica, UFPB, Campina Grande.
PETRY, A..; ZANUZ, A.; BARONE, D. A. C. Utilização de técnicas de processamento digital de sinais para identificação automática de pessoas pela voz. 2000. Relatório Técnico – UFRGS, Porto Alegre.
VIEIRA, M. N. Módulo Frontal para um Sistema de Reconhecimento Automático de Voz. 1989. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Departamento de Engenharia Elétrica, UNICAMP, Campinas.
RABINER, L. R., SHAFER, R. W., Digital Processing of Speech Signals, Prentice Hall, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.