Análise do sistema RFID para monitoração de equipamentos de laboratórios

Jéssica Mota Vieira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Ewerton da Silva Farias

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Patric Lacouth da Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Adaildo Gomes D'Assunção Junior

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Este artigo analisa uma das possíveis aplicações do uso da tecnologia de identificação por radiofrequência, ou RFID, e uns diversos benefícios que ele pode proporcionar. O objetivo inicial deste trabalho é verificar a possibilidade de utilizar o sistema RFID para o monitoramento de equipamentos, permitindo identificar a retirada de algum equipamento. A partir de estudos teóricos, constata-se a problemática em torno da utilização de tal tecnologia para esse fim, como a interferência causada pelos circuitos eletrônicos de equipamentos nas tags ou dos multipercursos gerados pelo ambiente indoor. Por meio de uma série de medições, é possível determinar algumas características de desempenho do sistema RFID para a monitoração de equipamentos em ambientes fechados, determinando a máxima distância de leitura para diversos equipamentos em um laboratório.

Palavras-chave


sistema RFID; etiquetas RFID; monitoração de equipamentos


Texto completo:

Referências


AHSON, S.; ILYAS, M. RFID handbook: applications, technology, security, and privacy. CRC Press, 2008.

ALIEN. Tag family product brief, 2012. Disponível em: http://www.alientechnology.com/tags/ Acesso em: 10 maio de 2012

BANKS, J. et al. RFID applied. Canadá: Wiley, 2007.

FINKENZELLER, K. RFID handbook: fand applications in contactless smart cards and identification. 2. ed. Munique: Wiley, 2003.

MARROCCO, G. The art of UHF RFID antenna design: impedance-machine and size reduction techniques. IEEE Antenna and Propagation Magazine, v. 50, n. 1, p. 66-79, Feb. 2008.

STOCKMAN, H. Communication by Means of Reflected Power, Proceedings of the IRE, v. 36, Cap. 10, p. 1196-1204, Oct. 1948.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n22p23-27

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2194

Total de downloads do artigo: 1022