Análise do sistema RFID para monitoração de equipamentos de laboratórios
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n22p23-27Palavras-chave:
sistema RFID, etiquetas RFID, monitoração de equipamentosResumo
Este artigo analisa uma das possíveis aplicações do uso da tecnologia de identificação por radiofrequência, ou RFID, e uns diversos benefícios que ele pode proporcionar. O objetivo inicial deste trabalho é verificar a possibilidade de utilizar o sistema RFID para o monitoramento de equipamentos, permitindo identificar a retirada de algum equipamento. A partir de estudos teóricos, constata-se a problemática em torno da utilização de tal tecnologia para esse fim, como a interferência causada pelos circuitos eletrônicos de equipamentos nas tags ou dos multipercursos gerados pelo ambiente indoor. Por meio de uma série de medições, é possível determinar algumas características de desempenho do sistema RFID para a monitoração de equipamentos em ambientes fechados, determinando a máxima distância de leitura para diversos equipamentos em um laboratório.
Downloads
Referências
AHSON, S.; ILYAS, M. RFID handbook: applications, technology, security, and privacy. CRC Press, 2008.
ALIEN. Tag family product brief, 2012. Disponível em: http://www.alientechnology.com/tags/ Acesso em: 10 maio de 2012
BANKS, J. et al. RFID applied. Canadá: Wiley, 2007.
FINKENZELLER, K. RFID handbook: fand applications in contactless smart cards and identification. 2. ed. Munique: Wiley, 2003.
MARROCCO, G. The art of UHF RFID antenna design: impedance-machine and size reduction techniques. IEEE Antenna and Propagation Magazine, v. 50, n. 1, p. 66-79, Feb. 2008.
STOCKMAN, H. Communication by Means of Reflected Power, Proceedings of the IRE, v. 36, Cap. 10, p. 1196-1204, Oct. 1948.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.