O continuum da extroversão: ranhuras do constructo da personalidade no percurso profissional
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p190-200Palavras-chave:
Personalidade, Níveis de Extroversão, EFEXResumo
O objetivo deste estudo foi analisar os níveis de altivez, comunicação, assertividade e interação social, dos profissionais em formação dos Cursos Superiores de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e em Geoprocessamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, participaram da pesquisa nove estudantes, através de um estudo de caso. O método utilizado foi a Escala Fatorial de Extroversão – EFEX. Podendo com isso constatar diferenças no quesito personalidade entre os sujeitos (gênero masculino). Através dos resultados foi possível verificar que os participantes do Curso de Geoprocessamento tem o maior score bruto para a faceta Assertividade, seguida da Interação Social, Comunicação e Altivez; e para o Curso de Sistemas de Telecomunicações, obteve-se o maior score bruto para a faceta Assertividade, seguida da Interação Social e Comunicação (mesmo score bruto) e por último Altivez.
Downloads
Referências
CLONINGER, Susan C. Teorias da Personalidade. São Paulo: AMrtins Fontes, 1999.
FRIEDMAN, Howard S.; SCHUSTACK, Miriam W. Teorias da Personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
GONÇALVES, Maria Clara Miceli; SCHELINI, Patrícia Waltz; e, DEFFENDI, Luma Tizzioto. A Relação entre Extroversão e Criatividade:
um estudo com universitários brasileiros. (In:Boletim de Psicologia, 2016, Vol. LXVII, nº 145: 171-186) Universidade Federal de São Carlos – SP- Brasil.
NUNES, Maiana Farias Oliveira; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; e, GALVÃO, Neíza Bezerra Santos. Extroversão e Socialização em estudantes de Psicologia e Engenharia. (In: Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2009, 10(2), pp. 69-79) Universidade São Francisco, Itatiba-SP, Brasil.
NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva; HUTZ, Claudio Simon. Escala Fatorial de Extroversão - EFEx:Manual de aplicação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. Teorias da Personalidade. 2ªed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2013.
SILVA, R. S.; SCHLOTTFELDT, C. G.; ROZENBERG, M. P.; SANTOS, M. T.; LELÉ, A. J. Replicabilidade do Modelo dos Cinco Grandes Fatores em medidas da personalidade. Mosaico: estudos em psicologia 1(1).p. 37-49. 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.