O continuum da extroversão: ranhuras do constructo da personalidade no percurso profissional
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p190-200Palavras-chave:
Personalidade, Níveis de Extroversão, EFEXResumo
O objetivo deste estudo foi analisar os níveis de altivez, comunicação, assertividade e interação social, dos profissionais em formação dos Cursos Superiores de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e em Geoprocessamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, participaram da pesquisa nove estudantes, através de um estudo de caso. O método utilizado foi a Escala Fatorial de Extroversão – EFEX. Podendo com isso constatar diferenças no quesito personalidade entre os sujeitos (gênero masculino). Através dos resultados foi possível verificar que os participantes do Curso de Geoprocessamento tem o maior score bruto para a faceta Assertividade, seguida da Interação Social, Comunicação e Altivez; e para o Curso de Sistemas de Telecomunicações, obteve-se o maior score bruto para a faceta Assertividade, seguida da Interação Social e Comunicação (mesmo score bruto) e por último Altivez.
Downloads
Referências
CLONINGER, Susan C. Teorias da Personalidade. São Paulo: AMrtins Fontes, 1999.
FRIEDMAN, Howard S.; SCHUSTACK, Miriam W. Teorias da Personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
GONÇALVES, Maria Clara Miceli; SCHELINI, Patrícia Waltz; e, DEFFENDI, Luma Tizzioto. A Relação entre Extroversão e Criatividade:
um estudo com universitários brasileiros. (In:Boletim de Psicologia, 2016, Vol. LXVII, nº 145: 171-186) Universidade Federal de São Carlos – SP- Brasil.
NUNES, Maiana Farias Oliveira; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; e, GALVÃO, Neíza Bezerra Santos. Extroversão e Socialização em estudantes de Psicologia e Engenharia. (In: Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2009, 10(2), pp. 69-79) Universidade São Francisco, Itatiba-SP, Brasil.
NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva; HUTZ, Claudio Simon. Escala Fatorial de Extroversão - EFEx:Manual de aplicação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. Teorias da Personalidade. 2ªed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2013.
SILVA, R. S.; SCHLOTTFELDT, C. G.; ROZENBERG, M. P.; SANTOS, M. T.; LELÉ, A. J. Replicabilidade do Modelo dos Cinco Grandes Fatores em medidas da personalidade. Mosaico: estudos em psicologia 1(1).p. 37-49. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.