- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O continuum da extroversão: ranhuras do constructo da personalidade no percurso profissional
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os níveis de altivez, comunicação, assertividade e interação social, dos profissionais em formação dos Cursos Superiores de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e em Geoprocessamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, participaram da pesquisa nove estudantes, através de um estudo de caso. O método utilizado foi a Escala Fatorial de Extroversão – EFEX. Podendo com isso constatar diferenças no quesito personalidade entre os sujeitos (gênero masculino). Através dos resultados foi possível verificar que os participantes do Curso de Geoprocessamento tem o maior score bruto para a faceta Assertividade, seguida da Interação Social, Comunicação e Altivez; e para o Curso de Sistemas de Telecomunicações, obteve-se o maior score bruto para a faceta Assertividade, seguida da Interação Social e Comunicação (mesmo score bruto) e por último Altivez.
Palavras-chave
Personalidade; Níveis de Extroversão; EFEX
Texto completo:
Referências
CLONINGER, Susan C. Teorias da Personalidade. São Paulo: AMrtins Fontes, 1999.
FRIEDMAN, Howard S.; SCHUSTACK, Miriam W. Teorias da Personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
GONÇALVES, Maria Clara Miceli; SCHELINI, Patrícia Waltz; e, DEFFENDI, Luma Tizzioto. A Relação entre Extroversão e Criatividade:
um estudo com universitários brasileiros. (In:Boletim de Psicologia, 2016, Vol. LXVII, nº 145: 171-186) Universidade Federal de São Carlos – SP- Brasil.
NUNES, Maiana Farias Oliveira; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; e, GALVÃO, Neíza Bezerra Santos. Extroversão e Socialização em estudantes de Psicologia e Engenharia. (In: Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2009, 10(2), pp. 69-79) Universidade São Francisco, Itatiba-SP, Brasil.
NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva; HUTZ, Claudio Simon. Escala Fatorial de Extroversão - EFEx:Manual de aplicação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. Teorias da Personalidade. 2ªed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2013.
SILVA, R. S.; SCHLOTTFELDT, C. G.; ROZENBERG, M. P.; SANTOS, M. T.; LELÉ, A. J. Replicabilidade do Modelo dos Cinco Grandes Fatores em medidas da personalidade. Mosaico: estudos em psicologia 1(1).p. 37-49. 2007.
Visitas a este artigo: 2532
Total de downloads do artigo: 2268