Idioma utilizado na produção dos grupos de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Valmira Perucchi

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Joana Coeli Ribeiro Garcia

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Este artigo apresenta indicadores de idioma da produção científica e tecnológica dos recursos humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) que estão organizados em grupos, para desenvolver atividades de pesquisa e potencializar conhecimento. Indicadores são importantes tanto para a Ciência da Informação como área que estuda as relações que existem entre informação e conhecimento sobre a produção científica e tecnológica como para as áreas que necessitam dessas informações para o planejamento e a gestão de novas atividades. Os dados foram coletados dos currículos disponíveis na Plataforma Lattes no período de 1994 a 2008 e apresentados por grupos classificados de 1 a 23, sequenciados pelo ano de formação. Resultam em significativas 2.226 publicações da produção científica em português, 552 em inglês e 10 em espanhol. No que respeita à produção tecnológica, 500 trabalhos foram publicados em português e 12 em inglês. Os indicadores são o resultado do desenvolvimento de pesquisas com a consequente publicação em mais de um idioma, e justificam as
atividades dos grupos para o IFPB formular, acompanhar e avaliar as políticas bem como para que estratégias sejam implementadas visando à renovação das pesquisas, à expansão da quantidade dos grupos de pesquisa, inclusive, proporcionando a participação de estudantes e técnicos.

Palavras-chave


idioma da produção científica; idioma da produção tecnológica; grupos de pesquisa do IFPB


Texto completo:

Referências


BRASIL. Lei no. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e da outras providências. Disponível em: http://www.planalto.ov.br/ccivil_03/Ato2007_2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 23 jan. 2009.

MARQUES, Fabrício. A barreira do idioma: estudo sugere correlação entre produtividade dos pesquisadores e sua competência em escrever em inglês. Pesquisa FAPESP. Edição Impressa v. 162, p. 38-41, 2009.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet Lemos, 1999.

MICHAELIS: dicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2002.

MUGNAINI, Rogério; CARVALHO, Telma de; CAMPANATTI-OSTIZ, Heliane. Indicadores de produção científica: uma discussão conceitual. In: POBLACION, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; SILVA, José Fernando Modesto da (Org.) Comunicação e produção científica: contexto e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. cap. 12, p. 313-340.

NASCIMENTO, Maria de Jesus. Idiomas espanhol e português e a democratização da informação para o Mercosul. Informação & Sociedade: Estudos. João Pessoa, v. 9, n. 1, 1999. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/416/337. Acesso em 13 set. 2010.

OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri et al. Abordagens ao ensino das instrumentalidades na área de ciência da informação. Ibersid: revista de sistemas de información y documentación, n. 2, 2008. p. 325-330.

PACKER, Abel; MENEGHINI, Rogério. Visibilidade da produção científica. In: POBLACION, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; SILVA, José Fernando Modesto da (Org.) Comunicação e produção científica: contexto e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. cap. 9, p. 235-259.

PEREIRA, Gilson R. de M.; ANDRADE, Maria da Conceição Lima de. Aprendizagem científica: experiência com grupo de pesquisa. In: BIANCHETTI, Lucídio; MEKSENAS, Paulo (Org.). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. São Paulo: Papirus, 2008. cap. 8. p. 153-168.

PERUCCHI, Valmira. Indicadores de produção dos grupos de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2010. João Pessoa: UFPB, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Disponível em: http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/handle/123456789/604. Acesso em: 25 maio 2010.

PLANO de Desenvolvimento Institucional do IFPB – PDI 2010-2014. 2010. Disponível em: http://www.ifpb.edu.br/arquivos/estatuinte/2010/P L A N O _ D E _ D E S E N V O LV I M E N T O_INSTITUCIONAL.pdf. Acesso em: 04 abr. 2010.

REZENDE, Patrícia Almeida de; SILVA, Fernanda Alves e; LIMA, Gabriel Dias. A língua inglesa como entrave à publicação científica no cenário internacional. 2010. Disponível em: http://www.anac.gov.br/formacaoaerea. Acesso em: 14 set. 2010.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n18p61-72

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2112

Total de downloads do artigo: 1006