Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n20p65-73Palavras-chave:
história institucional, memória institucional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaResumo
Esta pesquisa aborda a memória institucional para a construção da história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Visa promover o resgate da memória do IFPB, por meio de fatos referentes à Instituição, sem citar nomes de pessoas. O objeto do trabalho será a memória, que proporcionará à comunidade e à própria instituição conhecerem um pouco mais do passado do IFPB, tornando precisas datas, acontecimentos e fatos, que permitirão que se conheça o contexto histórico-cultural, o cotidiano, a história administrativa e a representação junto à comunidade. Tem-se como problema desta pesquisa, questionar se o IFPB conhece seu passado registrado no acervo de fita de vídeo em seus cento e três (103) anos de atividades e o objetivo é conhecer a memória do IFPB, através de um levantamento nas fitas de vídeo VHS. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório que envolve levantamento bibliográfico e documental. O universo é a Coordenação de Multimeios – Campus João Pessoa do IFPB. Para esse processo, foi necessário assistir aos vídeos e, a cada conteúdo ou produção, identificar os detalhes relevantes (o que aparece, onde, quando, etc.) que foram inseridos em uma planilha, para posterior referenciamento, para facilitar o acesso às informações e contribuir para a construção da história com os conteúdos das trinta fitas de vídeo localizadas que evidenciam a trajetória, ações, datas e fatos referentes ao IFPB contemplando, assim, mais de duas décadas de informações sobre o Instituto.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Walkiria Toledo de. Uso da informação audiovisual em bibliotecas: dados de pesquisa. Inf. Soc.: Est. João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 55-66, jan./dez. 1992.
BARRETO, Juliano Serra. Desafios e avanços na recuperação automática da informação audiovisual. Ci. Inf., Brasília, v. 36, n. 3, p. 17-28, set./dez. 2007.
BRITO, Luciana Souza de. Histórias e memórias institucionais captadas a partir do estudo de acervos fotográficos. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.11, n.3, jun. 2010. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun10/Art_02.htm. Acessso em: 14 out. 2011.
COGO, Rodrigo Silveira; NASSAR, Paulo. A história e a memória na comunicação organizacional: um estudo da narrativa da experiência para atratividade dos públicos. Rev. Inter. de Com. Midiática, Santa Maria, v. 10, n. 19, 2011. Disponídvel em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/animus/article/view/3048/2471. Acesso em: 26 jun. 2012.
COSTA, Icléia Thiesen Magalhães. Memória Institucional: a construção conceitual numa abordagem teórico-etodológica. 1997, 169 p. Tese (Doutoramo em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica, Rio de Janeiro, 1997.
FERNANDES, Maria do Perpétuo Socorro. Artefatos arquivísticos como elemento de memória do arquivo Afonso Pereira. 2006, 62 p. TCC (Graduação em Biblioteconomia) – Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.
FRAGOSO, Ilza da Silva. Instituições-Memória: modelos institucionais de proteção ao patrimônio cultura e preservação da memória na cidade de João Pessoa. 2009, 139 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
LOURENÇO, Junior Martins; Rodrigues, Marcos Vinicius. O CRAV como lugar de memória e representação do áudio visual mineiro e sua relação com a população da Cidade de Belo Horizonte. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO, E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Anais Eletrônicos..., João Pessoa, 2010. Disponível em: http://dci.ccsa.ufpb.br/enebd/index.php/enebd/article/view/42. Acesso em: 14 out. 2011.
PEREIRA, Tânia Oliveira. A responsabilidade histórica e a memória institucional no fortalecimento da reputação corporativa: caso Odebrecht. 2007, 106 p. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
PLANO de Desenvolvimento Institucional do IFPB – PDI 2010-2014. 2010. Disponível em: http://www.ifpb.edu.br/arquivos/estatuinte/2010/PLANO_DE_DESENVOLVIMENTO_INSTITUCIONAL.pdf. Acesso em: 04 abr. 2010.
RUEDA, Valéria Matias da Silva; FREITAS, Aline de; VALLS, Valéria Martin. Memória institucional: uma revisão de literatura. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 78-89, abr. 2011. Disponível em: http://revista.crb8.org.br. Acesso em 26 jun. 2012.
SABADINI, A. A. Z. P. et al. Preservação da memória institucional no Instituto de Psicologia da USP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU), 15, 2008. Anais... São Paulo, 2008. Disponível em: http://200.144.190.194/centrodememoriaip/sites/default/files/SNBU.pdf. Acesso: 13 jun. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.