Diretrizes para pensar o Ministério Público da Paraíba como uma organização aprendente
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p166-179Palavras-chave:
Administração pública, Organização aprendente, Formação continuada, Ministério Público da ParaíbaResumo
No cenário da esfera pública e dos interesses coletivos, o Ministério Público é uma organização que promove justiça para os hipossuficientes. Em virtude disso, esta investigação avaliou o processo de formação continuada no Ministério Público da Paraíba (MPPB). A pesquisa classificou-se como de campo, de abordagem qualitativa, do tipo documental e descritiva, pautada na Lei Complementar Estadual nº 97/2010 e em documentos anteriores, com destaque para o Projeto de Modernização Institucional, desenvolvido pelo planejamento estratégico organizacional 2010-2015. Tal planejamento mapeou/revisou os processos administrativo-institucionais, com base na problemática da não homogeneização da política de qualificação da organização. Como principal resultado, detectou-se a formalização díspar na priorização da qualificação de Procuradores e Promotores de Justiça em detrimento dos servidores técnico-administrativos, o que culmina com a necessidade de implementar novas diretrizes para se pensar na política de qualificação organizacional. Assim, a pesquisa aponta para a equidade e a (re)adequação da política de qualificação da organização que, via de regra, urge de decisões/ações administrativas para que sua missão, sua visão e seus valores estejam em sintonia com a igualdade de oportunidades na inclusão do direito de todos à formação continuada e, consequentemente, à otimização na prestação de um serviço público de boa qualidade.
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