“ORGANON”: a gestão da comunicação organizacional no cenário da Administração Pública na Paraíba

José Washington de Morais Medeiros

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Gicarla Maria Clemente Santos

ORCID iD Universidade Estácio de Sá Brasil

Resumo

Otimizar os processos comunicacionais através de canais adequados para cada tipo de público, da participação dos colaboradores e do comprometimento dos gestores no compartilhamento de informações são ações primárias para que a gestão da comunicação organizacional seja eficaz. Este trabalho objetivou analisar a gestão da comunicação organizacional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB). Quanto à metodologia, a investigação classificou-se como pesquisa de campo, de abordagem quantiqualitativa, de tipo descritivo. Para coletar os dados, foram aplicados um questionário misto, estruturado pelo/no Google DOCS, e uma entrevista semiestruturada, com o superintendente da instituição. O universo da pesquisa envolveu 96 pessoas, o total de colaboradores da organização. Os dados foram obtidos de uma amostra de 55 respondentes do questionário, além da entrevista. Os resultados constataram disfunções na comunicação organizacional e apontaram que o DNIT precisa institucionalizar uma política e um plano comunicacional na organização. 

Palavras-chave


Gestão da Comunicação; Comunicação Organizacional; Comunicação interna; Administração pública; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB)


Texto completo:

Referências


ALMEIDA, V. A comunicação interna na empresa. Lisboa: Áreas Editora, 2003.

ARAUJO, Luis César G. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional. Volume 1. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

BRASIL. Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Apresentação do DNIT. Disponível em: https://www.dnit.gov.br/acesso-a-informacao/insitucional. Acesso em 11 de abril de 2018.

BRASIL. Resolução nº 26 de 5 de maio de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 maio, Seção 1, p. 207. Edição Extra, 2016. Disponível em: https://www.dnit.gov.br/acesso-a-informacao/insitucional/regimentointerno2016dnit.pdf. Acesso em 06 de abril de 2018.

CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de comunicação interna: nós, as pessoas, fazemos a diferença: guia prático e reflexões. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. Editora Atlas, 2010.

IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Política de comunicação do IFSC. Florianópolis: IFSC, 2013. Disponível em: http://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/Politica_comunicacao_IFSC.pdf/4bf95874-d0f9-cc6b-1edd-85d404abd3e3. Acesso em: 18/02/2018.

KUNSCH, Margarida Maria Kroling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. (Nova buscas em Comunicação; vol 17).

MCSHANE, Steven L; GLINOW, Mary Ann Von. Comportamento Organizacional: conhecimento emergente, realidade global. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

NEWSTROM, John W. Comportamento Organizacional: o comportamento humano no trabalho. São Paulo: McGraw Hill, 2008.

RIBEIRO, Denise Barboza; RORIZ, Marina. Plano de comunicação institucional: imagem forte e positiva para empresas. Revista panorama, v. 3, n. 1, jan./dez. 2013. Disponível em:http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3426/2000. Acesso em: 05 de abril de 2018.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2000.

RODRIQUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo. Atlas, 2007.

ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14, ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

________. Fundamentos do comportamento organizacional. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado da comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p152-165

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2274

Total de downloads do artigo: 2398