- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
“ORGANON”: a gestão da comunicação organizacional no cenário da Administração Pública na Paraíba
Resumo
Otimizar os processos comunicacionais através de canais adequados para cada tipo de público, da participação dos colaboradores e do comprometimento dos gestores no compartilhamento de informações são ações primárias para que a gestão da comunicação organizacional seja eficaz. Este trabalho objetivou analisar a gestão da comunicação organizacional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB). Quanto à metodologia, a investigação classificou-se como pesquisa de campo, de abordagem quantiqualitativa, de tipo descritivo. Para coletar os dados, foram aplicados um questionário misto, estruturado pelo/no Google DOCS, e uma entrevista semiestruturada, com o superintendente da instituição. O universo da pesquisa envolveu 96 pessoas, o total de colaboradores da organização. Os dados foram obtidos de uma amostra de 55 respondentes do questionário, além da entrevista. Os resultados constataram disfunções na comunicação organizacional e apontaram que o DNIT precisa institucionalizar uma política e um plano comunicacional na organização.
Palavras-chave
Gestão da Comunicação; Comunicação Organizacional; Comunicação interna; Administração pública; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB)
Texto completo:
Referências
ALMEIDA, V. A comunicação interna na empresa. Lisboa: Áreas Editora, 2003.
ARAUJO, Luis César G. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional. Volume 1. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
BRASIL. Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Apresentação do DNIT. Disponível em: https://www.dnit.gov.br/acesso-a-informacao/insitucional. Acesso em 11 de abril de 2018.
BRASIL. Resolução nº 26 de 5 de maio de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 maio, Seção 1, p. 207. Edição Extra, 2016. Disponível em: https://www.dnit.gov.br/acesso-a-informacao/insitucional/regimentointerno2016dnit.pdf. Acesso em 06 de abril de 2018.
CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de comunicação interna: nós, as pessoas, fazemos a diferença: guia prático e reflexões. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. Editora Atlas, 2010.
IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Política de comunicação do IFSC. Florianópolis: IFSC, 2013. Disponível em: http://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/Politica_comunicacao_IFSC.pdf/4bf95874-d0f9-cc6b-1edd-85d404abd3e3. Acesso em: 18/02/2018.
KUNSCH, Margarida Maria Kroling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. (Nova buscas em Comunicação; vol 17).
MCSHANE, Steven L; GLINOW, Mary Ann Von. Comportamento Organizacional: conhecimento emergente, realidade global. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
NEWSTROM, John W. Comportamento Organizacional: o comportamento humano no trabalho. São Paulo: McGraw Hill, 2008.
RIBEIRO, Denise Barboza; RORIZ, Marina. Plano de comunicação institucional: imagem forte e positiva para empresas. Revista panorama, v. 3, n. 1, jan./dez. 2013. Disponível em:http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3426/2000. Acesso em: 05 de abril de 2018.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2000.
RODRIQUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo. Atlas, 2007.
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14, ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
________. Fundamentos do comportamento organizacional. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado da comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
Visitas a este artigo: 2492
Total de downloads do artigo: 2560