“ORGANON”: a gestão da comunicação organizacional no cenário da Administração Pública na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p152-165Palavras-chave:
Gestão da Comunicação, Comunicação Organizacional, Comunicação interna, Administração pública, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB)Resumo
Otimizar os processos comunicacionais através de canais adequados para cada tipo de público, da participação dos colaboradores e do comprometimento dos gestores no compartilhamento de informações são ações primárias para que a gestão da comunicação organizacional seja eficaz. Este trabalho objetivou analisar a gestão da comunicação organizacional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB). Quanto à metodologia, a investigação classificou-se como pesquisa de campo, de abordagem quantiqualitativa, de tipo descritivo. Para coletar os dados, foram aplicados um questionário misto, estruturado pelo/no Google DOCS, e uma entrevista semiestruturada, com o superintendente da instituição. O universo da pesquisa envolveu 96 pessoas, o total de colaboradores da organização. Os dados foram obtidos de uma amostra de 55 respondentes do questionário, além da entrevista. Os resultados constataram disfunções na comunicação organizacional e apontaram que o DNIT precisa institucionalizar uma política e um plano comunicacional na organização.
Downloads
Referências
ALMEIDA, V. A comunicação interna na empresa. Lisboa: Áreas Editora, 2003.
ARAUJO, Luis César G. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional. Volume 1. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
BRASIL. Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Apresentação do DNIT. Disponível em: https://www.dnit.gov.br/acesso-a-informacao/insitucional. Acesso em 11 de abril de 2018.
BRASIL. Resolução nº 26 de 5 de maio de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 maio, Seção 1, p. 207. Edição Extra, 2016. Disponível em: https://www.dnit.gov.br/acesso-a-informacao/insitucional/regimentointerno2016dnit.pdf. Acesso em 06 de abril de 2018.
CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de comunicação interna: nós, as pessoas, fazemos a diferença: guia prático e reflexões. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. Editora Atlas, 2010.
IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Política de comunicação do IFSC. Florianópolis: IFSC, 2013. Disponível em: http://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/Politica_comunicacao_IFSC.pdf/4bf95874-d0f9-cc6b-1edd-85d404abd3e3. Acesso em: 18/02/2018.
KUNSCH, Margarida Maria Kroling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. (Nova buscas em Comunicação; vol 17).
MCSHANE, Steven L; GLINOW, Mary Ann Von. Comportamento Organizacional: conhecimento emergente, realidade global. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
NEWSTROM, John W. Comportamento Organizacional: o comportamento humano no trabalho. São Paulo: McGraw Hill, 2008.
RIBEIRO, Denise Barboza; RORIZ, Marina. Plano de comunicação institucional: imagem forte e positiva para empresas. Revista panorama, v. 3, n. 1, jan./dez. 2013. Disponível em:http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3426/2000. Acesso em: 05 de abril de 2018.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2000.
RODRIQUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo. Atlas, 2007.
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14, ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
________. Fundamentos do comportamento organizacional. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado da comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.