Potencial do solo de Juazeiro do Norte para fabricação de blocos prensados de terra crua

Soenia Marques Timóteo de Sousa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Brasil

Sandro Marden Torres

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Normando Perazzo Barbosa

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Khosrow Ghavami

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Brasil

João Dellonx Régis Barboza de Souza

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Resumo

Esta pesquisa visa estudar a possibilidade de usar o solo de Juazeiro do Norte, localizado na Região do Cariri, no Estado do Ceará, para a fabricação de tijolos de terra crua. Este solo apresenta características peculiares em relação aos encontrados em todo o Brasil e seu uso como material de construção pode se constituir numa alternativa para minimizar os problemas habitacionais locais, além de não poluir o meio ambiente e ser acessível às populações carentes. Para conhecimento deste solo, realizou-se a sua caracterização. Posteriormente, determinaram-se as propriedades mecânicas dos blocos através dos ensaios de resistência à compressão simples e à tração indireta. O comportamento dos blocos frente à água foi investigado pelo ensaio de absorção. A durabilidade e a variação dimensional dos blocos também foram estudadas. Os resultados obtidos mostraram que o solo apresenta características granulométricas, resistência mecânica e durabilidades favoráveis à confecção de blocos prensados, sendo uma alternativa viável, sob os pontos de vista técnico, econômico e ecológico, levando à redução dos custos do produto final e o aproveitamento racional dos recursos naturais e humanos.

Palavras-chave


terra crua; solos; blocos prensados


Texto completo:

Referências


ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Ensaio de Granulometria por peneiramento e sedimentação, NBR – 7181, 1984.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Ensaio de limite de liquidez, NBR-6459, 1984.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Ensaio de limite de plasticidade, NBR -7180 1984.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Determinação da massa específica, NBR – 6508, 1984.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Absorção de água de tijolos não convencionais, NBR – 8492, 1984.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas – Tijolos maciços de solo-cimento, NBR – 8491,1984.

ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland - Método SC-3,1977.

BARBOSA, N.P; Sousa, S.M. e MATTONE, R. Um Método Construtivo de Casas Populares com Tijolos Prensados de Terra Crua Estabilizados com cimento. Quarto Congresso Brasileiro do Cimento, ABCP, São Paulo, vol. 3, nov. 1996, p. 263-276.

BARBOSA, N.P e MATTONE, R. Estudos sobre Tijolos de Terra Crua Desenvolvidas na Universidade Federal da Paraíba e Politécnico di Torino. Anais do II Congresso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora, maio, 1996.

BARBOSA, N.P. Construção com Terra Crua do Material à Estrutura. Monografia para Professor Titular da área de Estruturas do departamento de Tecnologia da Construção Civil da UFPB, João Pessoa, agosto, 1996.

CEPED (CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO) Manual de Construção com Solo-cimento. 116 p. Camaçari, Bahia, 1999.

DETHIER, J. Arquitetura da Terra. Lisboa: Ed. Fundação Claust Gulbenkian, Portugal, 1993.

HOUBAN, H., GUILLAUD, H. Traité de Construction en Terre. Marsseille: Edition Parantheses, França, 1989.

MINKE, G. – Ecological Architeture: a Demand. International Coference in Passive and Low Energy Architecture in Housing – Pécs, Hungary, Vol. II, pp 1-15, September, 1987.

OLIVIER, M; EL GHARBI, Z; MESBAH A. - Proposition d’une norme d’essai pour les blocs de terre comprimeés. Document provisoire de travail, Labor. Geomateriaux, ENTPE, janvier, 1995.

PICCI, F. A. ; CINCOTTO, M.A. BARROS, J. M. C.– Tijolos de Solo-cal. IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), São Paulo,1996.

RIGASSI, Vincent – Blocs de Terre Comprimée. Manuel de Production. Vol. 1. CRATerre – EAG, Grenoble, France, 1995.

SOUSA, S.M.T. Tijolos de Terra Crua Reforçada com Fibras Vegetais. Campina Grande: UFPB, 1993. 157p. Tese de Mestrado em Engenharia Civil - Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal da Paraíba, 1993.

SOUSA, S. M. T. Construções com Terra: Adobes, Bloco Prensados e Lajes de Terra-Bambú. Campina Grande: DEC/CCT/UFPB. Relatório Parcial DCR-CNPq, Fevereiro, 1996.

SOUSA, S.M.T., MAGALHÃES, M. DA S., BARBOSA, N. P. - Experimentação de Painéis de Tijolos Prensados de Terra Crua - Segundo Congresso de Engenharia Civil da UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais, maio, 1996.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n19p47-57

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1762

Total de downloads do artigo: 1582