Potencial do solo de Juazeiro do Norte para fabricação de blocos prensados de terra crua
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n19p47-57Palavras-chave:
terra crua, solos, blocos prensadosResumo
Esta pesquisa visa estudar a possibilidade de usar o solo de Juazeiro do Norte, localizado na Região do Cariri, no Estado do Ceará, para a fabricação de tijolos de terra crua. Este solo apresenta características peculiares em relação aos encontrados em todo o Brasil e seu uso como material de construção pode se constituir numa alternativa para minimizar os problemas habitacionais locais, além de não poluir o meio ambiente e ser acessível às populações carentes. Para conhecimento deste solo, realizou-se a sua caracterização. Posteriormente, determinaram-se as propriedades mecânicas dos blocos através dos ensaios de resistência à compressão simples e à tração indireta. O comportamento dos blocos frente à água foi investigado pelo ensaio de absorção. A durabilidade e a variação dimensional dos blocos também foram estudadas. Os resultados obtidos mostraram que o solo apresenta características granulométricas, resistência mecânica e durabilidades favoráveis à confecção de blocos prensados, sendo uma alternativa viável, sob os pontos de vista técnico, econômico e ecológico, levando à redução dos custos do produto final e o aproveitamento racional dos recursos naturais e humanos.
Downloads
Referências
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Ensaio de Granulometria por peneiramento e sedimentação, NBR – 7181, 1984.
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Ensaio de limite de liquidez, NBR-6459, 1984.
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Ensaio de limite de plasticidade, NBR -7180 1984.
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Determinação da massa específica, NBR – 6508, 1984.
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Absorção de água de tijolos não convencionais, NBR – 8492, 1984.
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas – Tijolos maciços de solo-cimento, NBR – 8491,1984.
ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland - Método SC-3,1977.
BARBOSA, N.P; Sousa, S.M. e MATTONE, R. Um Método Construtivo de Casas Populares com Tijolos Prensados de Terra Crua Estabilizados com cimento. Quarto Congresso Brasileiro do Cimento, ABCP, São Paulo, vol. 3, nov. 1996, p. 263-276.
BARBOSA, N.P e MATTONE, R. Estudos sobre Tijolos de Terra Crua Desenvolvidas na Universidade Federal da Paraíba e Politécnico di Torino. Anais do II Congresso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora, maio, 1996.
BARBOSA, N.P. Construção com Terra Crua do Material à Estrutura. Monografia para Professor Titular da área de Estruturas do departamento de Tecnologia da Construção Civil da UFPB, João Pessoa, agosto, 1996.
CEPED (CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO) Manual de Construção com Solo-cimento. 116 p. Camaçari, Bahia, 1999.
DETHIER, J. Arquitetura da Terra. Lisboa: Ed. Fundação Claust Gulbenkian, Portugal, 1993.
HOUBAN, H., GUILLAUD, H. Traité de Construction en Terre. Marsseille: Edition Parantheses, França, 1989.
MINKE, G. – Ecological Architeture: a Demand. International Coference in Passive and Low Energy Architecture in Housing – Pécs, Hungary, Vol. II, pp 1-15, September, 1987.
OLIVIER, M; EL GHARBI, Z; MESBAH A. - Proposition d’une norme d’essai pour les blocs de terre comprimeés. Document provisoire de travail, Labor. Geomateriaux, ENTPE, janvier, 1995.
PICCI, F. A. ; CINCOTTO, M.A. BARROS, J. M. C.– Tijolos de Solo-cal. IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), São Paulo,1996.
RIGASSI, Vincent – Blocs de Terre Comprimée. Manuel de Production. Vol. 1. CRATerre – EAG, Grenoble, France, 1995.
SOUSA, S.M.T. Tijolos de Terra Crua Reforçada com Fibras Vegetais. Campina Grande: UFPB, 1993. 157p. Tese de Mestrado em Engenharia Civil - Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal da Paraíba, 1993.
SOUSA, S. M. T. Construções com Terra: Adobes, Bloco Prensados e Lajes de Terra-Bambú. Campina Grande: DEC/CCT/UFPB. Relatório Parcial DCR-CNPq, Fevereiro, 1996.
SOUSA, S.M.T., MAGALHÃES, M. DA S., BARBOSA, N. P. - Experimentação de Painéis de Tijolos Prensados de Terra Crua - Segundo Congresso de Engenharia Civil da UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais, maio, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.