Efeito da cominuição dos grãos de gesso antes da hidratação na microestrutura dos produtos hidratados

Jeferson Mack Souza de Oliveira

IFPB Brasil

Sandro Marden Torres

Universidade Federal da Paraíba Brasil

Resumo

O gesso é um material de construção amplamente empregado, que alia eficiência técnico-econômica na sua utilização com aspectos positivos do ponto de vista ambiental na sua produção. Este trabalho tem como objetivo investigar o efeito da cominuição das partículas do gesso (hemidrato) sobre a microestrutura do produto hidratado (dihidrato). Um programa experimental foi concebido para avaliar o efeito de dois níveis de tempo de moagem (5 e 20 minutos) nas características microestruturais das fases hidratadas. A morfologia dos cristais de gesso foi analisada por meio de microscopia eletrônica de varredura. Parâmetros estruturais do cristal foram determinados através de difração de raios X. Os dados sugerem uma forte influência do tempo de moagem na razão de aspecto dos cristais, com consequente repercussão nas propriedades microestruturais.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p64-71

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2631

Total de downloads do artigo: 1610