Efeito da cominuição dos grãos de gesso antes da hidratação na microestrutura dos produtos hidratados
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p64-71Resumo
O gesso é um material de construção amplamente empregado, que alia eficiência técnico-econômica na sua utilização com aspectos positivos do ponto de vista ambiental na sua produção. Este trabalho tem como objetivo investigar o efeito da cominuição das partículas do gesso (hemidrato) sobre a microestrutura do produto hidratado (dihidrato). Um programa experimental foi concebido para avaliar o efeito de dois níveis de tempo de moagem (5 e 20 minutos) nas características microestruturais das fases hidratadas. A morfologia dos cristais de gesso foi analisada por meio de microscopia eletrônica de varredura. Parâmetros estruturais do cristal foram determinados através de difração de raios X. Os dados sugerem uma forte influência do tempo de moagem na razão de aspecto dos cristais, com consequente repercussão nas propriedades microestruturais.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.