Um sistema de informação geográfica na web para auxiliar pesquisas biológicas sobre a fauna ameaçada de extinção

Pablo Sebastian Veinberg

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Fausto Véras Maranhão Ayres

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Bruno Cavalcante Bellini

ORCID iD Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Ivandro Claudino de Sá

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO/PR) Brasil

Resumo

Os recursos naturais, assim como a sua exaustão, constituem um tópico de importância capital na atualidade. A União Internacional para a Conservação da Natureza criou, em 1963, um projeto que visa catalogar espécies que apresentam algum nível de risco de extinção, através da observação de critérios referentes às suas populações e áreas de distribuição. Ao mesmo tempo, no Brasil, a avaliação da biodiversidade e seu status de conservação é tema importante na agenda política nacional. Este trabalho visa oferecer à comunidade acadêmica um sistema de informação geográfica na web que permita catalogar informações técnicas e geográficas das espécies ameaçadas de extinção de maneira simples e dinâmica, possibilitando obter resultados mais precisos nas pesquisas biológicas. A precisão e a dinamicidade são alcançadas através da integração de tecnologias de banco de dados geográficos e de mapas, possibilitando ao usuário o georeferenciamento de espécies durante o processo de cadastro e de consulta. No processo de desenvolvimento do sistema, considerou-se uma arquitetura em camadas e a utilização de padrões de projeto.

Palavras-chave


Biodiversidade; Sistema de informação geográfica para web; Fauna ameaçada de extinção


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p107-112

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2965

Total de downloads do artigo: 1701