Desenvolvimento de jogos para celular usando Java ME: o jogo Batalha Terrestre

Autores

  • Andrea Fernanda Fontes Bezerra Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)
  • Fausto Véras Maranhão Ayres Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p45-59

Palavras-chave:

desenvolvimento de jogos para celular, plataforma Java ME, dispositivos móveis

Resumo

Com o avanço da tecnologia de telecomunicações entre dispositivos móveis e a redução dos custos de tais equipamentos, tornou-se popular a utilização da telefonia celular para transmissão de voz e para o entretenimento - em particular, para os jogos. O desenvolvimento de jogos para celular requer a utilização de uma plataforma específica de programação, tal como a plataforma Java Microedition (Java ME), que se encontra disponível gratuitamente na web. Este artigo apresenta um estudo sobre desenvolvimento de jogos para celular na plataforma Java ME e a implementação do jogo Batalha Terrestre que foi idealizado pelos autores. O jogo foi testado no emulador Java Wireless Toolkit 2.5.2 para CLDC, com dispositivo Default Color Phone. Espera-se que este trabalho contribua para aumentar o interesse dos estudantes no desenvolvimento de jogos para celular.

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Referências

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Publicado

2008-08-25

Edição

Seção

Ciência da Computação

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