A fragilidade dos relacionamentos contemporâneos: um olhar sobre Um copo de cólera, de Raduan Nassar

Joaes Cabral de Lima

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Vanessa Riambau Pinheiro

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Objetiva-se discutir neste trabalho a fragilidade dos relacionamentos contemporâneos através de um olhar voltado para a novela Um copo de cólera, de Raduan Nassar (1992), haja vista que, atualmente, nesta modernidade líquida, as pessoas não querem mais compromisso sério, qualquer coisa vale, desde que haja uma realização pessoal, capaz de suprir apenas o prazer. Para tanto, este estudo fundamenta-se em Bauman (2004), quanto ao esfacelamento das relações humanas, e em Hall (1992), no que concerne à fragmentação do indivíduo moderno através das novas identidades que surgem, de modo a substituir as antigas identidades que, durante tanto tempo, estabilizaram o mundo social.

Palavras-chave


Um copo de cólera; Contemporaneidade; Fragmentação


Texto completo:

Referências


BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1992.

NASSAR, R. Um copo de Cólera. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n40p142-148

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1816

Total de downloads do artigo: 1888