O mundo estava calado quando nós morremos: aspectos identitários em Meio Sol Amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie

Lilia dos Anjos Afonso

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Vanessa Riambau Pinheiro

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

No ano de 2009, em uma conferência sobre tecnologia, entretenimento e design, Chimamanda Ngozi Adichie apresentou um discurso em que defendia a ideia de que as pessoas estivessem abertas a conhecer as múltiplas histórias existentes sobre os fatos que impactam a nossa sociedade, fugindo da ideia, na verdade do perigo de uma história única. Neste sentido, chama a atenção para o fato de que, geralmente, acreditamos que existe uma única versão dos fatos referentes às pessoas que formam um povo. Somos acostumados a ter essa única concepção, e é essa ideia que o texto de Meio Sol Amarelo(2006) tenta desfazer em relação aos nigerianos ou em relação aos povos que fazem parte da nação nigeriana. Pretendemos, neste artigo, analisar as concepções de identidade presentes na obra, sob a perspectiva dos acontecimentos que conduzem a narrativa. Para isso,
apoiamos a nossa análise nas concepções de identidade de Bauman (2004) e Hall (2006). Este contexto analítico culmina na perspectiva das identidades fragmentadas do mundo pós-moderno e contemporâneo, e, sobre esta contemporaneidade, tomamos como base o pensamento de Agamben (2009). Estas concepções conduzem, portanto, à compreensão de que é preciso desfazer as ideias preestabelecidas sobre a África e os países que fazem parte da África, um continente composto de povos, interesses e costumes diversificados, o que, concomitantemente, nos leva a desfazer outras pré construídas que são estabelecidas em nossa sociedade ocidental.

Palavras-chave


Literatura; Identidade; África


Texto completo:

Referências


ADICHIE, Chimamanda Ngozi. The danger of a single story [O perigo de uma única história]. 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=pt-br >. Acesso em: 20 de junho de 2016.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Meio sol amarelo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2006.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios.

Chapecó-SC: Editora Argos, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

FORSYTH, Frederick. A Historia de biafra o nascimento de um mito africano. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, 1977.

FREITAS, João Felipe Assis de. Guerra de Biafra: as imagens de uma tragédia refletidas no espelho social. In: Seminário Internacional de Literatura Afrolatina. 1., Anais... Uberlândia-MG: EDUFU-UFU, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosiliafro/wp-content/uploads/2014/03/artigo_SILIAFRO_33.pdf. Acesso em: 20 de junho de 2016.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

TEOTÔNIO, Rafaella Cristina Alves. Chimanada Ngozi Adichie: por outras histórias da África. Revista LitCult, v. 8, 2015. Disponível em: http://litcult.net/chimamanda-ngozi-adichie-por-outras-historias-da-africa/. Acesso em: 09 maio 2016.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n37p71-77

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2181

Total de downloads do artigo: 1967