Grupo de estudos como alternativa inovadora para o aprimoramento no processo de ensino no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Paraná

Márcia de Andrade Pereira Bernardinis

UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Brasil

Kemmylle Sanny de Matos Ferreira

UFPR Brasil

Bruna Marceli Claudino Buher

UFPR Brasil

Rodolfo Augusto da Costa

UFPR Brasil

Guilherme Winston Oliveira

UFPR Brasil

Lucas Ueno Suganuma

UFPR Brasil

Resumo

A Universidade Federal do Paraná representa, no contexto do ensino superior, a instituição mais tradicional do país, disponibilizando todos os anos vários profissionais capacitados ao mercado de trabalho para atender as demandas da sociedade brasileira. O curso superior de Engenharia Civil da instituição é centenário e sofreu sucessivas modificações para atender essas necessidades e atualmente tem sido submetido a inovações didáticas para melhor preparação dos futuros profissionais. Por essa necessidade de capacitação surgiram os chamados Grupos de Estudos, em particular no curso de Engenharia Civil da UFPR, por iniciativa totalmente estudantil, impulsionada por experiências acadêmicas, vivenciadas em intercâmbios ainda durante o período de graduação. Esses Grupos de Estudos apresentam-se como uma iniciativa que possibilita a experiência prática nas várias áreas de atuação antes mesmo da entrada no mercado de trabalho e ajudam na decisão mais exata dos caminhos que os estudantes desejam seguir. Nesse sentido, este artigo abordará como esta metodologia pode auxiliar no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem como fator motivador, facilitador e complementar aos métodos já utilizados.

Palavras-chave


extensão;ensino; pesquisa;grupos de estudo.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p109-115

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 169