Contextualizando os conceitos de cinética química em uma turma de jovens e adultos

Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueiredo

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Luís Victor dos Santos Lima

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Amanda Cecília da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Niely Silva de Souza

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Rafael de Carvalho Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Resumo

O presente trabalho foi realizado em uma escola pública da rede federal de ensino situada em João Pessoa, numa turma de jovens e adultos do Curso Técnico Integrado em Eventos. Objetivando um aprendizado mais interativo e contextualizado, conceitos unificadores da disciplina Química foram trabalhados dentro de uma perspectiva que favoreceu a construção do saber do público participante. Para tanto, empregou-se a experimentação, que se mostrou ser uma atividade de grande valia, pois, ao observar as reações que estavam ocorrendo, os alunos se envolveram, fazendo reflexões com o que eles encontravam em seu dia a dia. Os resultados apontaram para um arrefecimento do mito negativo existente acerca desta ciência, ao proporcionar, aos discentes envolvidos, um transitar entre o saber popular e o saber científico.

Palavras-chave


contextualização; ensino de química; experimentação; jovens; adultos


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n22p107-116

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