CARACTERIZAÇÃO DOS FEIRANTES DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS EM SOUSA-PB

Francisco Guimarães Lopes

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Agroecólogo

Francisco Edu de Andrade

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Agroecólogo

Mateus Gonçalves Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Mestrando em Sistemas Agroindustriais

Caio Braga Ferreira

Universidade de Aveiro/Portugal Portugal

Mestrando em Ecologia Aplicada

Selma dos Santos Feitosa

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Doutora em Agronomia

Resumo

O crescente aumento na exigência dos consumidores por alimentos seguros, de qualidade nutricional e sem produtos químicos, somado a busca por uma agricultura ambientalmente sustentável alavancou o desenvolvimento da produção de alimentos agroecológicos, produzidos por agricultores familiares em sistemas orgânicos, no qual se utiliza materiais e tecnologias contidas no próprio agroecossistema familiar, enaltecendo-se um sistema complexo e produtivo no qual os subsistemas se interligam, eliminando a utilização de insumos externos.   O estudo sobre características do mercado de produtos agroecológicos enaltece a produção. Nesse propósito, objetivou-se com este trabalho caracterizar feirantes agroecológicos da cidade de Sousa, Paraíba no que tange aos seus aspectos de transição para utilização de práticas produtivas agroecológicas no cultivo e comercialização dos seus produtos. A pesquisa totalizou 17 feirantes entrevistados, sendo realizada durante o mês de maio de 2016. O instrumento utilizado foi questionário semiestruturado contendo questões objetivas e subjetivas a respeito da categorização social e produtivo dos feirantes agroecológicos que comercializam seus produtos semanalmente na feira da referida cidade. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabulados e analisados através dos métodos de distribuição de frequência e posteriormente discutidos por procedimentos de estatística descritiva e confeccionados gráficos no Microsoft Software Excel 2010. Através dos dados observados, o perfil de faixa etária e de sexo dos feirantes agroecológicos de Sousa, PB, ficou caracterizado de modo geral, dentre os 17 entrevistados, 17,65% entre 20 a 30 anos de idade, 47,06% dos 30 a 40 anos, 17,65% dos 40 a 50 anos, 11,76% de 50 a 60 anos, e apenas 5,88% acima de 60 anos de idade. Desses, 41,18% do sexo masculino e 58,82% do sexo feminino. Quanto ao grau de escolaridade, 5,88% responderam que são analfabetas, 41,18% não concluíram o ensino fundamental e 11,76% disseram ter concluído, 41,18% responderam que já concluíram o ensino médio. Sobre o que incentivou  a produção agroecológica, a maioria (82,35%) respondeu que foi por motivos de saúde, já que a forma agroecológica se trata de um processo sem uso de produtos químicos. Verificou-se que 94,11% dos produtores comercializam os seus produtos somente em Sousa e apenas 5,89%, além de Sousa, em outras regiões próximas, além de realizarem entregas nos supermercados. Concluiu-se que os feirantes de Sousa, Paraíba têm consciência do importante avanço socioeconômico e ambiental da transição para o modelo de produção agroecológica. Os principais motivos por optarem produzir e comercializar esses produtos nas feiras agroecológicas foi por se tratar de uma forma sustentável de agricultura, além do diferencial na oferta de alimentos saudáveis sem uso de agrotóxicos.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i4.3668

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 837

Total de downloads do artigo: 655