DIAGNÓSTICO DAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES CRIOULAS EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE APARECIDA-PB

Joana Gomes de Andrade

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Agroecóloga

Mateus Gonçalves Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Mestrando em Sistemas Agroindustriais

Francisco de Sales Oliveira Filho

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Doutor em Fitotecnia

Selma dos Santos Feitosa

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Doutora em Agronomia

Resumo

INTRODUÇÃO: Devido ao processo de alta e rápida tecnificação no meio agrícola, vários foram as consequências geradas tanto para a sustentabilidade dos recursos naturais como para a cultura das pessoas camponesas, os impactos depreciativos ao meio ambiente e à vida das famílias rurais cresceram exponencialmente, onde a degradação do solo, da biodiversidade, das águas, além de problemas de saúde para população assim como os relacionados à aspectos sociais destacam-se como os mais relevantes causados por esse acontecimento. Resistir ao que o atual sistema impõe é algo imprescindível para o mantimento da cultura tradicional. Produzir e armazenar sementes crioulas é uma prática adotada por muitas famílias de agricultores que permite ganhos socioambientais e mantêm a identidade cultural das comunidades rurais tradicionais. OBJETIVOS: Nesse propósito, objetivou-se com este trabalho avaliar a formas de produção e de armazenamento das sementes crioulas por famílias agricultoras residentes em assentamentos rurais da reforma agrária em Aparecida – PB. METODOLOGIA: A pesquisa teve caráter qualiquantitativo, utilizando-se como instrumento para coleta de dados um questionário semiestruturado contendo questões a respeito do perfil social dos agricultores, das técnicas de produção e armazenamento de sementes além de uma listagem das sementes comumente utilizadas. Para análise dos dados usou-se a estatística descritiva e os mesmos foram apresentados em percentuais com gráficos confeccionados através do programa microsoft excel 2013. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base nos dados observados, a maioria dos agricultores participantes têm em média de 41 a acima de 60 anos, constatando-se índices de analfabetismo ou pouca escolaridade, sua maioria casados e tendo em média famílias compostas de 3 a 4 pessoas. Nos Projetos de Assentamento Acauã e Veneza (PAAC) e (PAVE), os agricultores já vem trabalhando e guardando sementes crioulas há mais de 10 anos, correspondendo a respectivamente 80% e 100% dos que responderam ao questionário, já o Projeto de Assentamento Angélica (PAAN), há menos de 10 anos (87%). A principal forma de déposito é em suas próprias moradas, sendo as garrafas pet o recipiente mais utilizado. A forma de cultivo das sementes são em sistemas isolados, nos PAAC e PAVE, já no PAAN é o sistema de consorcio de culturas. As sementes mais produzidas e armazenadas pelos entrevistados, são milho, feijão e jerimum. CONCLUSÃO: Conclui-se que a produção e armazenamento de sementes crioulas vem sendo disseminada pelos agricultores assentados aparecidenses, produzidas sob os preceitos da agroecologia, fundamentada na necessidade de garantir a sustentabilidade, conservação da agrobiodiversidade, soberania alimentar e auxiliar de forma positiva na renda das famílias.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3568

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 983

Total de downloads do artigo: 628