ANÁLISE DA ROTULAGEM DE MÉIS COMERCIALIZADOS NO ALTO SERTÃO PARAIBANO

Artur Pereira de Morais

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Graduando em Alimentos

Mateus Gonçalves Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Mestrando em Sistemas Agroindustriais

Andressa Gonçalves de Santana Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Mestranda em Sistemas Agroinsdustriais

Jamilton Costa Pereira

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Mestre em Sistemas Agroindustriais

Maria Cândida de Almeida Mariz Dantas

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Doutora em Agronomia

Resumo

 O potencial brasileiro para produção apícola é notável, porém ainda pouco explorado. As carcaterísticas climáticas e de vegetação são propícias à produção de mel, inclusive tanto para comercialização local, regional, estadual e até a nível de exportação internacional. O mel é considerado uma substância viscosa elaborado pelas abelhas através do néctar coletado nas flores misturado a pólen e água, as pessoas no mundo todo consomem mel de abelha, porém muitas vezes estão são suceptíveis a fraudes, adulterações e até ausência de informações sobre a originalidade e a qualidade do produto que deveriam constar nos rótulos das embalagens. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a fim de regulamentar as unidades de produção e comercialização dos produtos alimentícios de origem animal estabelece mecanismos de fiscalização, porém ainda são gritantes os índices de inconformidades evidenciados. Portanto, com o intuido de averiguar a conformidade no âmbito da comercialização de méis de abelhas Apis mellifera em localidades do Alto Sertão Paraibano, objetivou-se analisar e identificar irregularidades relacionadas a rotulagem de diferentes marcas de méis adquiridas em diferentes supermercados, lojas de produtos naturais ou direto com apicultores. Foram adquiridas 8 marcas de méis e identificadas sigilosamente com letras consecultivas de A-H para averiguar as conformidades dos rótulos por meio da ferramente de check-list confeccionadas através das RDC’s 359 e 360 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regulamentam as informações obrigatórias e nutricionais que devem constrar nos rótulos dos alimentos. Os dados foram tabelados por meio do programa Microsoft Excel 2013. De acordo com os dados obtidos, todas as marcas de méis comercializados em cidades do Alto Sertão Paraibano presentaram algumas inconformidades em relação a legislação vigente. Sobre o Selo de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM) e o lote, apenas 3 das 8 marcas apresentaram a informação, sobre a identificação do produtor, metade das marcas expuseram o nome do apicultor responsável, já para informações de florada predominante, alerta de restrição ao consumo por crianças com menos de 1 ano de idade e ausência de glúten, apenas 2 entre as 8 forneceram as informações. Sobre outras informações necessárias ao consumidor, como identificação da marca, conteúdo/peso líquido, informação nutricional e data de envase, 100% das marcas explicitaram-nas em suas rotulagens. Todas as marcas de méis apresentaram apenas informações de valores nutricionais do valor energético e carboidratos. Conclui-se que existem irregularidades relacionadas a rotulagem dos méis comercializados na região de Sousa-PB, necessitando de maior e melhor fiscalização por meio dos orgão competentes, a fim de garantir satisfação e segurança dos consumidores.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3658

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 785

Total de downloads do artigo: 633