TESTE DE EMERGÊNCIA DA ESPÉCIE TRIDAX PROCUMBENS L.

Renata de Sousa Ramos

Graduanda do curso Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal (IFPB) Campus Sousa; Brasil

Graduanda do curso Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal (IFPB) Campus Sousa; renata.werllocke@gmail.com

Francisco Sales de Oliveira Filho

Doutor em Agronomia – Fitotecnia pela Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) Mossoró; Brasil

Doutor em Agronomia – Fitotecnia pela Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) Mossoró;

Selma dos Santos Feitosa

Doutora em Agronomia - Fitotecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Brasil

Doutora em Agronomia - Fitotecnia pela Universidade Federal da Paraíba  (UFPB);

Resumo

INTRODUÇÃO: Atualmente discute-se sobre a sustentabilidade dos Agroecossistemas, e um dos grandes desafios para a pesquisa é alcançar produtividades satisfatórias com baixo impacto ambiental, dentre estes, a busca por produtos químicos naturais que venham a ajudar a minimizar o uso de herbicidas sintéticos. Especialmente, quando se fala na região Nordeste, onde devido às condições climáticas o controle cultural de plantas daninhas é desafiador, sendo difícil produzir e acumular cobertura morta na superfície do solo, bem como, o rápido estabelecimento das ervas daninhas com a retomada da água no solo. é evidente que as plantas espontâneas devem ser controladas, e a proposta a ser recomendada é o manejo sustentável destas, a fim de tornar a atividade agrícola ambientalmente mais segura em detrimento dos ganhos econômicos, sendo possível utilizar se de recursos naturais disponíveis. OBJETIVOS: Gerar conhecimento científico que norteia as ações desta proposta, que contempla a validação dos resultados na sustentabilidade da agricultura familiar em ecossistemas nordestinos. MATERIAIS E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, campus Sousa, unidade São Gonçalo, no setor de Agroecologia. A espécie selecionada para estudo foi a Erva- de- Touro - Tridax procumbens L. A mesma foi escolhida pela forma de infestação dos locares, por constatar a forma que a mesma age diante das culturais anuais, perenes e áreas não cultivadas. Para a realização da coleta das sementes da espécie, foram realizadas no setor da olericultura do IFPB Campus Sousa. Em seguida de coletadas, foram levadas para o laboratório de sementes para retirada e beneficiamento das sementes para realização do teste de emergência. Para conhecer o comportamento quanto a viabilidade das sementes da espécie elencada para o estudo realizou-se teste de emergência para a espécie Tridax., em bandejas com areia lavada, em temperatura ambiente, o teste foi realizado segundo a Regras para Análise de Sementes (RAS). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para a realização do teste de emergência foram obtidos os seguintes resultados: o Índice de Velocidade de Germinação (IVG) ocorreu a partir do 4,5 dia, e houve 50% de germinação das 100 sementes selecionadas para o teste. O teste de emergência realizado proporcionou saber a qualidade de cada semente por espécie, facilitando assim, o desempenho que cada uma desempenhou ao longo da pesquisa. CONCLUSÃO: Os resultados permitem concluir que com a realização do teste de emergência permitiram a compreensão da melhor forma de manejo a espécie em campo. Em função da importância ecológica que o estudo propõe espera-se obter resultados satisfatórios ao tocante ao manejo de plantas daninhas na agricultura familiar.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i4.3827

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 885

Total de downloads do artigo: 624