Crescimento Inicial de Mudas de Limoeiro Irrigadas com Diferentes tipos de água.

Daniel Elias Casimiro

Prefeitura Municipal de Marizópolis Brasil

Prefeitura Municipal de Marizópolis.

 

Ednaldo Barbosa Pereira Junior

Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa, Brasil

Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa

Eliezer da Cunha Siqueira

Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa, Brasil

Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa,

Francisco sales de Oliveira Filho

Instituto Federal da Paraíba, campus Sousa Brasil

Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa

Francisca Vitoria sousa Lima

Tecnóloga em Agroecologia Brasil

Tecnóloga em Agroecologia

Resumo

INTRODUÇÃO: A reutilização de água na agricultura vem se tornando uma prática comum e necessária, especialmente dada a limitação quali-quantitativa deste recurso, para fins de irrigação, sobretudo em regiões de clima semiárido. No entanto, O reuso da água pode trazer melhoramentos econômicos relacionados ao aumento da área cultivada e da produtividade decorrente da contribuição de nutrientes encontrados nestas águas, principalmente na produção de hortaliças e produção de mudas por serem cultura de ciclo curto, proporcionando alternativas de explorar áreas mesmo em localidade que não existam reservatórios com água suficientemente destinada à irrigação. OBJETIVOS: Com este trabalho objetivou-se realizar o aproveitamento de água de ar condicionado e de efluente agroindustrial para produção e desenvolvimento de mudas de limão Tahiti (Citrus latifólia), em fase de viveiro. MATERIAIS E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida no setor de produção de mudas localizado no Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos constituíram-se de: T1=100% de Poço Artesiano, T2= 100% Ar condicionado, T3=50% Ar condicionado + 50% água do poço, T4= 50% Ar condicionado + 50% Efluente agroindustrial T5= 100% Efluente agroindustrial. As mudas de limoeiro foram produzidas em sacos plásticos de 1,2 L, utilizando solo e esterco na proporção (2:1 v/v), como substrato. Foram avaliadas as seguintes variáveis: altura de planta (cm), número de folhas, diâmetro do caule (mm) aos 30 e 60 dias após a emergência. Os dados foram submetidos a analise estatística pelo teste de Tukey ao nível de (p<0,010) de probabilidade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise de variância dos resultados obtidos evidencia efeito significativo (p<0,01) para variáveis, altura da planta (AP) em 30 e 60 dias, número de folhas (NF) em 60 dias, ao contrário das variáveis anteriores, não demonstraram efeito de significância, a variável número de folhas (NF) aos 30 dias e diâmetro do caule (DC) aos 30 e 60 dias. CONCLUSÃO: A água de ar condicionado (T2) mostrou-se eficaz e viável para a utilização na irrigação de mudas de Limoeiro. O efluente agroindustrial e água do poço demonstrou menor eficiência para irrigação de mudas de limoeiro devido ao nível toxidez provocado pelos teores de sódio e cloreto.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3639

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 865

Total de downloads do artigo: 589