INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E SEUS PLANOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Wanderson Dias Sarmento

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa - PB Brasil

Graduando do curso superior de em Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa/PB.

Eliane Queiroga de Oliveira

Professora do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (IFPB), Campus Sousa Brasil

Doutora em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Brasil (2008).

Maria Rita de Sousa de Sousa Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa - PB Brasil

Graduanda do curso superior de em Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa/PB.

Selma dos Santos Feitosa

Professora do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (IFPB), Campus Sousa Brasil

Carlos Alberto Lins Cassimiro

Instituto Nacional do Semiárido, Campina Grande/PB Brasil

Resumo

Sabemos que é de grande importância estudos e planos de gerenciamento baseados em normas e leis que visão amenizar os impactos ambientais e econômicos, gerados pela grande quantidade de resíduos produzidos pelo ser humano. Neste contexto, o presente artigo reúne informações relevantes relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos e quais Instituições de Ensino Supero possuem o PGRS. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental, de cunho exploratório, a qual apresenta dados obtidos por meio de levantamento realizados em publicações de artigo científicos. Por meio desse estudo, foi possível identificar que o Brasil tem um total de 299 instituições públicas, que estão distribuídas nas 5 regiões do país e que apenas um total de 38 instituições possuem o PGRS, tendo uma maior concentração na região Nordeste com 42,1% das instituições. A região Sudeste, com cerca de 31,6% das instituições, a região Sul representa 15,8% do total de instituições, a região Centro-Oeste tem uma totalidade de 7,9% e a região Norte um total de 2,6% das instituições. 

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i4.6524

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